PROMOTORES DA PAZ APRENDEM A PREVENIR E COMBATER INCÊNDIOS NO AMBIENTE ESCOLAR

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012 as 14:07, por: cdb

A Prefeitura

PROMOTORES DA PAZ APRENDEM A PREVENIR E COMBATER INCÊNDIOS NO AMBIENTE ESCOLAR
16:45 Segunda-feira, 27 de Fevereiro de 2012

Escola Segura do Recife, em parceria com o Corpo de Bombeiros, está formando, nesta semana, 212 estagiários no Centro de Formação Paulo Freire

Por Suzan Vitorino
 
“Análise de riscos direcionado ao ambiente escolar: Projeto Bombeiro nas escolas”. Com esse tema, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), em parceria com o Corpo de Bombeiros, abriu o III Módulo de Formação para os “Promotores da Paz”, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena.  A formação faz parte do Programa Escola Segura do Recife, da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, e tem como objetivo prevenir conflitos nas escolas, por meio da divulgação da cultura da paz.

O Major Edson Marconni abriu a programação explicando as três etapas do programa.  “Primeiramente, o ambiente é observado e a partir disso uma análise de riscos é elaborada, com os potenciais problemas da escola; em seguida, é produzido um plano de emergência e por último os promotores aprendem primeiros socorros e a melhor maneira de prevenir e combater incêndios, para posteriomente passar esse conhecimento para os estudantes”, explanou.
De acordo com o major, o corpo de bombeiros já vem atuando nessa prevenção em cidades como Caruaru, Paulista, Jaboatão e Cabo de Santo Agostinho.

O juiz da Vara da Infância e Juventude de Pernambuco, Paulo Brandão, vem acompanhando o Programa desde o início e explica que as informações passadas nessas formações deixam a escola mais apta a agir em situação de conflitos de toda natureza. “A partir disso, um estudo de análise dos riscos é elaborado, direcionado para aquele ambiente escolar. Isso acaba fortificando a escola no combate a toda forma de agressão”, pontua.

A Escola Municipal Antônio Heráclio, situada no bairro do Fundão, estava representada por duas “promotoras da paz”: a estudante do 4º período de Serviço Social, Marta Vieira e a aluna do 7º período de Psicologia, Wanderléa Santos. Marta já consegue perceber a transformação no ambiente escolar desde a chegada do projeto. “A escola é outra, o gestor e os professores já nos ouvem mais. Inclusive já nos foi disponibilizado uma sala só para atendimento que batizamos de ‘sala de acolhimento’”, fala a promotora.

– Motoristas da PCR entregam mais uma cadeira de rodas – Prefeito confere últimos detalhes antes da inauguração do habitacional Via Mangue – Prefeito participa de coletiva sobre a visita da presidenta Dilma – Balanço: Semana Pré-carnavalesca se consolida no Recife – Recife faz melhor Carnaval do Brasil – Prefeito João da Costa apresenta balanço do Carnaval Multicultural 2012 – João da Costa percorre corredores da folia no Bairro do Recife – Prefeito entra no samba no Marco Zero – Foliões aproveitam os serviços oferecidos pela Central do Carnaval – Central Multicultural oferece serviços para folião no Bairro do Recife- População começa a denunciar taxistas pelo 0800 da CTTU – Senador Humberto Costa confere as novidades do camarote da PCR no Galo – Folião começa a chegar no camarote da PCR no Galo – João da Costa chega ao camarote da Prefeitura – Deputado Fernando Ferro visita camarote da PCR – Prefeito João da Costa prestigia o bloco “Nem com uma flor” – Prefeito do Recife acompanha baile Pupilas Dilatadas – João da Costa participa do Bloco do Banco do Brasil – João da Costa prestigia abertura do Carnaval de Olinda – Dircon e Codecir interditam Edifício Olinda