Projeto realiza semana de atividades para debater o tema da migração peruana na Itália

Arquivado em:
Publicado Quinta, 01 de Novembro de 2012 às 15:05, por: CdB

De 6 a 9 de novembro acontece nas cidades de Milão e Turim, na Itália, a "Semana do Peru Migrante”. O objetivo é sensibilizar aos representantes das comunidades e associações peruanas no país sobre as consequências da migração irregular, assim como promover seus direitos. Durante o evento também serão apresentados os resultados do projeto das ONGs italianas Fondazione ISMU e ProgettoMondo Mlal, junto com a Defensoria do Povo do Peru e o Fórum Solidariedade Peru.

As atividades da Semana começarão em Milão com a divulgação do Guia do Migrante Peruano, elaborado pelos membros da Fondazione ISMU. O material oferece orientações para quem chega à Itália, direcionadas à obtenção dos documentos para que se possa entrar regularmente no país. O Guia também contém contatos dos serviços que podem ser necessários durante o trâmite.

Estarão presentes para participar das atividades integrantes da Pastoral do Migrante de Turim, do Fórum Latino-americano das Mulheres, da Coordenadora Nacional de Associações e Organizações Peruanas na Itália (Conapi), além de representantes do Projeto Peru Migrante, responsável pela organização da Semana.

No dia seguinte começam as atividades na cidade de Turim, com a apresentação do documentário "O país roubado”, que mostra depoimentos de retornados, migrantes e seus familiares, além de algumas falas de especialistas que explicam a realidade dos cerca de três milhões peruanos e peruanas que decidiram migrar em busca de melhores oportunidades para eles e suas famílias.

Liliana Gómez de Weston, cônsul geral do Peru em Turim; integrantes da ONG ProgettoMondo Mlal e da Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão, entre outros, participarão do momento de debate e apresentação do documentário.

Nos dias 8 e 9, a programação contempla o seminário "Itália e Peru: Histórias de viagens entre irregularidade e promoção dos direitos”. Participarão como palestrantes Carlos Ramírez García, da Defensoria do Povo de Tumbes; Miriam Torres López, coordenadora do projeto Peru Migrante pelo Fórum Solidariedade Peru; e Giann Velásquez Marchena, comunicador do projeto. Também estarão presentes membros da Universidade de Gênova e do Departamento Legal do Consulado do Peru em Milão.
Durante os dois dias serão realizadas oficinas voltadas para os temas: "Famílias por trás das fronteiras: as famílias migrantes frente aos desafios da distância”; "Imigração: após a legalidade e a integração” e "O trabalho decente”.

Para conferir a programação da Semana, acesse:http://www.perumigrante.org/

 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo