Projeto prevê demolição de quarteirão no Centro do Rio

Arquivado em:
Publicado Terça, 23 de Fevereiro de 2010 às 08:53, por: CdB

Um quarteirão quase inteiro entre as ruas das Marrecas e Evaristo da Veiga, que integram o Corredor Cultural do Centro, pode ser derrubado para a construção de um novo centro comercial. O Fundo Opportunity de Investimento Imobiliário, administrado pelo Grupo Opportunity, comprou 17 sobrados e outros pequenos prédios na região em leilão público realizado em julho de 2009. Os imóveis pertenciam ao Banco Econômico, em processo de liquidação extrajudicial. No início deste mês, o grupo deu entrada em pedidos de licença para a demolição dos prédios na Secretaria municipal de Urbanismo.

Embora o terreno seja vizinho a bens tombados ou protegidos - como o Passeio Público, a torre de cem metros de altura do edifício Mestre & Blatgé (antiga sede da Mesbla, hoje Lojas Americanas), a Escola de Música da UFRJ e o antigo prédio do Automóvel Club do Brasil -, é permitido construir espigões ali. O limite para a área, segundo Augusto Ivan, ex-secretário municipal de Urbanismo, que participou da elaboração das regras de edificação na região, é de 57 metros ou cerca de 20 andares.

- A legislação do Corredor Cultural para aquela área do Centro já prevê a renovação das construções, por não terem interesse histórico. Além disso, já existem imóveis mais altos no entorno da Rua Senador Dantas - disse Ivan.

Na quadra que deve ser demolida, existem hoje três restaurantes de comida a quilo, uma concessionária de motocicletas, uma vidraçaria e um estacionamento rotativo, entre outros empreendimentos.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo