Projeto Nova Sudene deverá estar pronto no próximo mês

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 5 de maio de 2003 as 03:35, por: cdb

Segundo Ciro Gomes, ministro da Integração Nacional, o projeto da Nova Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) vai estar pronto no próximo mês.

Ele diz que a partir do esboço que foi concluído será possível a realização de uma série de debates, não apenas entre governadores do Nordeste, mas na sede da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) e no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômica e Social (BNDES), no Rio de Janeiro.

Ciro afirma que o objetivo é apresentar a Nova Sudene como um organismo reestruturado, flexível e disposto a parcerias e assim possibilitando a integração aos demais segmentos economia nacional. O ministro quer a Nova Sudene em condições de abrir espaços na luta contra a chamada desigualdade regional.

O ministro pretende aprimorar o projeto com a opinião do empresariado paulista, organismos técnicos como o BNDES e os governadores, e depois passará pelo presidente Lula.

Ciro calcula que o Ministério da Integração Nacional deverá ganhar cerca de R$ 5,7 bilhões a partir dos chamados fundos constitucionais para aplicação, ainda neste ano. Adiantando que, no âmbito da Secretaria de Infra-Estrutura Hídrica, negocia verbas no valor de R$ 350 milhões para a conclusão de obras em andamento, entre elas Castanhão (CE), Jucazinho (PE) e programas de piscicultura.