Projeto da Microsoft e HP auxilia escolas de países emergentes

Arquivado em:
Publicado Terça, 09 de Março de 2010 às 11:28, por: CdB

A Microsoft e a HP pretendem auxiliar as escolas de mercados emergentes globais a aproveitar melhor seus orçamentos com computação por meio de um novo sistema projetado para aumentar o acesso dos estudantes às máquinas, além de municiá-las com programas que contenham as disciplinas acadêmicas.

Equipado com o recente Windows MultiPoint Server 2010, a HP MultiSeat Computing Solution (solução de informática para multiusuários) foi projetada para as escolas que não possuem condições de oferecer um PC para cada aluno, ou mesmo para todos os lugares em um laboratório de informática, afirmou o  gerente da unidade de negócios da HP Personal Systems Group, James Pak.
A solução de informática é composta de um único computador que fica conectado a até 10 clientes a mais de uma conexão USB 2.0. Cada usuário é equipado com conexões para um monitor, teclado e mouse, sem ter o próprio processador. A parte destinada ao processamento é realizada por um PC, que funciona como um servidor.

O sistema foi projetado para dar às escolas a possibilidade de oferecer ao dobro dos alunos o acesso aos computadores com o que seria gasto em PCs unitários, disse Pak. O preço estimado de cada vaga é de cerca de 300 dólares, assumindo a configuração de cinco ou 10 usuários, disse ele.
A tecnologia por trás dessa solução não é nova. Por exemplo, a NComputing há muito ofereceu um sistema semelhante, baseado na sua “Série U”, que também usa uma conexão USB para ligar vários clientes com um servidor.

Já o sistema HP e o Windows Server 2010 foram implantados em duas escolas na Indonésia. Os testes estão em andamento nas instituições das Filipinas e na Tailândia, afirmou a diretora de desenvolvimento de negócios da Microsoft Unlimited Potential Group na Ásia, Camille Mazo.
A solução de informática da HP vem em duas configurações: uma com um PC que é projetado para cinco usuários e outra , para 10. Seu sistema básico inclui um PC com um processador Intel Core 2 Duo, 2GB de RAM e um disco rígido de 320GB, com até cinco módulos.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo