Programade Anemia Falciforme é referência regional

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 5 de abril de 2012 as 06:31, por: cdb

O Programa Integrado de Assistênciaa Pessoas com Doença Falciforme, que atendeno Hospital Geral de Guarus (HGG), é considerado referência regional. A coordenadora do programa, Esther Dias Vieira, informa que uma equipe formada por hematologistas, pediatras,psicólogos, assistente social, enfermeiros e farmacêuticos é responsável pelo tratamento e o acompanhamento dos pacientes.

– A infraestruturapermite um atendimento de qualidade. As crianças que nasceremcom a doença são encaminhadas e orientadas a receber as vacinas especiais, eacompanhadas pelos profissionais do programa – destaca onovo diretor do HGG, José Manuel Moreira. A vacinação dos falcêmicos érealizada no Centro de Saúde. “É fundamental que o Cartão de Vacinaçãoesteja rigorosamente em dia”, alerta a coordenadora do programa.

O novo diretor do HGGtambém destacou que o atendimento especializado é importante para o município. O Programa Integrado de Assistênciaa Pessoas com Doença Falciforme foi lançadoem agosto do ano passado pela Prefeita RosinhaGarotinho.

O que é anemia falciforme – Uma doença hereditária, caracterizada pela alteração dosglóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome.Essas células têm sua membrana alterada e se rompem mais facilmente, causando anemia. 

A hemoglobina, quetransporta o oxigênio e dá cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde dos órgãos do corpo. Essa condição émais comum em indivíduos negros. A doença pode se manifestar de formadiferente nas pessoas, com um ou mais sintomas.

Postado por: Álvaro Sardinha – 05/04/2012 09:22:00

Últimas Notícias…