Programa vai incentivar 5 mil crianças a praticar esportes

Arquivado em:
Publicado Terça, 23 de Fevereiro de 2010 às 07:05, por: CdB

Levar esporte gratuito para 5 mil crianças e jovens e equipar as quadras esportivas dos institutos federais é o objetivo do programa Segundo Tempo, lançado oficialmente nesta segunda-feira,  em Brasília.

Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia oferecerão oficinas de esportes, abertas à comunidade, e receberão recursos para equipar as quadras.

O programa é uma parceria entre os ministérios da Educação e do Esporte. Os campi recebem até R$ 300 mil para melhorar a infraestrutura e devem oferecer, no mínimo, três modalidades esportivas para 100 jovens. Uma das novidades é que os professores serão capacitados para identificar possíveis prodígios.

– O esporte é a ferramenta mais poderosa que dispomos para salvar crianças da marginalidade –, ressaltou Eliezer Pacheco, secretário de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação.

Ganhos 

Antes mesmo de começar, os ganhos que o programa deve trazer já animam os gestores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Reitor do Instituto Federal do Mato Grosso, José Bispo dos Santos pretende inscrever ao menos quatro campi no programa.

– Em Campo Novo do Parecis, Juína, Confresa e Rondonópolis nós não temos quadras poliesportivas e esses recursos trariam piscinas para a comunidade e para a escola –, afirmou.

Outro benefício é utilizar a capilaridade da rede. Hoje, são 281 escolas em todo país.

O programa permitirá a prática de esportes, orientada por profissionais capacitados, em comunidades do interior.

– A ação traz uma universalização do direito ao esporte no Brasil –, afirmou Apolinário Rebelo, diretor de esporte universitário do Ministério do Esporte.

A princípio, serão instalados 50 núcleos esportivos em escolas federais de educação profissional. Todos os institutos federais podem aderir à iniciativa, por intermédio de chamada pública, divulgada nesta segunda-feira.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo