Programa municipal promove doação de sangue na Santa Casa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 19 de abril de 2012 as 14:45, por: cdb

A solidariedade mais uma vez foi acionada e respondida entre os servidores da Prefeitura de Canoas na manhã de hoje, por meio do programa Doando Vidas. Essa iniciativa viabilizou o deslocamento de três servidores municipais o Banco de Sangue do Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia, a fim de apoiarem uma colega que realizou uma cirurgia nesta quinta-feira. Em janeiro deste ano outros quatro doadores, vinculados a esse programa, já haviam participado de ação semelhante no Hemocentro de Porto Alegre (Foto).

De acordo com a coordenadora desse programa, Vânia Elisabete, essa iniciativa cadastra e gerencia um banco de doadores de sangue entre o quadro de funcionários e estagiários do governo municipal – de todos os vínculos. “É um cadastro interno, que visa o estímulo ao ato de doação. Quando estamos nas ações, orientamos estimulamos essa ação”, explica.

Orientação e Adesões

Criado em 2005, o programa do Doando Vida é uma das ações desenvolvidas por meio da Unidade de Saúde Ocupacional e Assistência ao Servidor, vinculada a Diretoria de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (USOAS/DRH/SMPG). O cadastro desse programa já reúne mais de 300 doadores cadastrados e já beneficiou 29 pessoas em circunstâncias de necessidade. Além da divulgação durante as ações das equipes da USOAS, desde o início desse ano o programa também orienta e convida os novos servidores para integrarem o cadastro, por ocasião de sua apresentação. “Conseguimos muitos novos doadores a partir disso”, nota Vânia.

 

Crédito da notícia: Ronaldo M. Botelho