Programa Escola Ativa recebe livros para turmas multisseriadas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 4 de abril de 2012 as 06:55, por: cdb

Mais de 100 livros específicos para as turmas multisseriadas do programa Escola Ativa, em que alunos de diferentes anos de escolaridade e faixa etária estudam juntos, serão distribuídos, a partir da próxima semana, nas unidades do município situadas na zona rural de Macaé. São elas as escolas municipais Aterrado do Imburo, Madressilva, Duas Barras, Crubixais de Cima, Zélia de Souza Aguiar e Maria Augusta Franco. Os livros didáticos das disciplinas de História, Geografia, Ciências, Língua Portuguesa e Matemática fazem parte do Caderno de Ensino Aprendizagem.

O Programa Escola Ativa, promovido pelo Ministério da Educação, é desenvolvido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, com o objetivo de minimizar a distorção série-idade, além de desenvolver o processo de aceleração de aprendizagem e escolaridade dos alunos do 1° ao 5° anos de escolaridade.

Para a subsecretária de Ensino Fundamental, Gelda Tavares, o “Escola Ativa” é um programa que está colhendo resultados positivos. Ela afirma que, além de atender aos alunos, o programa também visa à formação dos professores multiplicadores. Além disso, orienta os professores-formadores para atuarem nos momentos presenciais com os cursistas e para realizarem o acompanhamento das turmas à distância:

– Com o programa, a maior parte dos alunos está conseguindo avançar na escolaridade durante o ano letivo. Em Macaé, o “Escola Ativa” foi implementado para reforçar o desenvolvimento da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, especificamente em classes multisseriadas do campo. Por isso, uma das principais estratégias do programa, além de capacitar professores, é implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno, ressalta.

Já a coordenadora do “Escola Ativa”, Ana Dutra, afirma que a aquisição deste material facilita o processo ensino-aprendizagem dos alunos que fazem parte do programa: “Estamos satisfeitos com o desenvolvimento deste programa, que teve suas atividades intensificadas. Agora, os estudantes vão receber livros novos, que contribuirão ainda mais com as intervenções pedagógicas ministradas no programa”, destaca.

Além dos livros específicos para os estudantes, o “Escola Ativa” também se preocupa com a formação dos profissionais que atuam no programa. “Mensalmente, são ministrados cursos de Formação Continuada no Núcleo de Tecnologia Municipal da Secretaria de Educação. Neste semestre, o módulo é ‘Tecnologia na Educação no Campo’. A proposta é que os profissionais participantes da capacitação possam melhor utilizar os recursos tecnológicos na educação no campo”, explica. O cronograma do Curso de Formação Continuada segue nos dias 17 de abril, 29 de maio, 21 de junho e 31 de julho, data prevista para o último encontro.

O próximo passo da coordenação do programa é participar de cursos de atualização como “Alfabetização e Letramento”, “Práticas Pedagógicas em Educação no Campo” e “Gestão Educacional no Campo”, que posteriormente terão as informações multiplicadas para os demais professores que lecionam no programa.