Programa “Bom Peixe” chega ao bairro da Liberdade nesta quarta-feira

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 as 14:18, por: cdb

Com o objetivo de garantir à população de São Luís o pescado por um preço abaixo do praticado no mercado, o programa “Bom Peixe”, realizado pela Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), estará presente, com seu caminhão, nesta quarta-feira (29), a partir das 08h, na Praça Mário Andreazza, no bairro da Liberdade, disponibilizando mais de uma tonelada de pescado aos consumidores da capital.

 

O Programa “Bom Peixe”, da Prefeitura de São Luís, está percorrendo diversos bairros da capital maranhense, levando o pescado a preços mais acessíveis às famílias carentes. Para isso, a Semapa elaborou uma nova tabela, onde o quilo do produto chega a custar até 40 por cento menor que os valores praticados nas feiras, mercados, peixarias e supermercados da cidade.

 

De acordo com o gerente do caminhão, Marcos Aurélio Araújo Correa, o projeto vem sendo muito bem aceito pela população, uma vez que inibe os atravessadores que cobram o quilo mais caro e garante o peixe, por um preço mais baixo, na mesa do consumidor.

 

“Nossa intenção é justamente essa: levar o alimento para o lar dos consumidores por um preço mais acessível, por isso que o programa está percorrendo todos os bairros de São Luís, já que o projeto se estende para toda a capital”, enfatizou Marcos Correa.

 

Para o comerciante José Domingos Macedo, que estava na fila para comprar um quilo do pescado, essa iniciativa da Prefeitura foi muito boa. “A comunidade carente agradece ao prefeito João Castelo por mais esse benefício garantido à população e espero que esse programa fique para sempre. A Prefeitura está de parabéns”, disse.

 

Programa Bom Peixe O Programa Bom Peixe, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Ministério da Pesca e Aquicultura, foi lançado em abril do ano passado na Semana Santa, nos bairros Cohab e Filipinho. Na ocasião, foram comercializados cerca de 20 toneladas de peixe de primeira qualidade como pescada amarela, tainha, serra, uritinga e tambaquí.

 

A receptividade do programa pela população foi tão animadora que o Caminhão do Peixe foi incluído em todas as edições do Programa Cidadania para Todos, realizado pela Prefeitura nos bairros da capital.

 

O Caminhão do Peixe é a “ponta de lança” do Programa Bom Peixe, criado com o objetivo de estimular o consumo de pescado no meio da população mais carente da capital e criar um mercado alternativo para o peixe de cativeiro produzido pelos agricultores familiares localizados nos polos de produção existentes na Zona Rural do município.

 

O titular da Semapa, Júlio França, disse que o programa do peixe foi idealizado com base numa pesquisa nacional, que constatou o baixo consumo de pescado pela população brasileira. Segundo ele, o exemplo brasileiro se reproduz em São Luís de uma forma mais grave.

 

“Nosso município integra uma ilha de extenso litoral, livre acesso aos recursos do mar e uma comunidade imensa de pescadores artesanais que precisam produzir mais para melhorar a renda. Se estimulamos o consumo de pescado entre as pessoas de menor poder aquisitivo, através do Caminhão do Peixe vendendo o produto mais barato, elas se alimentarão melhor, o mercado disporá de cerca de 30 toneladas/mês de peixe e o pescador ampliará seu mercado consumidor. Isto sem falarmos que o peixe oferecido pelo nosso programa representa, também, um forte elemento regulador de preços no mercado”, completou Júlio França.