Profissionais renomados e diversidade de temas no Congresso Internacional de Educação de Montes Claros

Arquivado em:
Publicado Quinta, 19 de Abril de 2012 às 06:18, por: CdB

Por:Ana Karienina

Despertar nos educadores um olhar diferente para a tarefa de educar. Este é um dos objetivos do II Pedagógica Montes Claros – Congresso Internacional de Educação, que acontece de 26 a 28 de abril.

O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Conexa Eventos, vai trazer à cidade as principais referências educacionais do Brasil e do exterior. Na programação, 32 palestrantes vão desenvolver, ao longo dos três dias, 40 atividades divididas em dois eventos: um exclusivo para a Educação Infantil e outro específico para o Ensino Fundamental I e II.

Dentre os palestrantes, estão nomes internacionais como António Nóvoa (Portugal), Bernard Charlot (França) e Carlos Aguerrea (Espanha). Mas profissionais internacionalmente reconhecidos de Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Distrito Federal também estarão conversando com os educadores sobre os mais diversos temas relacionados a uma educação de qualidade.

DIVERSIDADE DE TEMAS – E é sobre educação de qualidade que serão as palestras, que abordaram temas específicos das áreas de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos, educação inclusiva e suas nuances e também de temas globais. Dentre os assuntos, serão debatidos temas relevantes como a influência da literatura, da música e da atividade no contexto da educação, assim como educação emocional, múltiplas inteligências, educação inclusiva, dentre muitos outros. O papel dos diversos atores que fazem parte do universo educacional também será tema das palestras e nas oficinas.

Paralelamente às palestras, durante o II Pedagógica, os professores terão a oportunidade de participar de oficinas e minicursos que vão capacitá-los ainda mais para a prática da sala de aula.

EDUCAÇÃO INFANTIL – O tema principal das palestras e oficinas voltadas para a educação infantil é “Práticas Pedagógicas para a Escola Contemporânea”. Na conferência de abertura, na manhã do dia 26 de abril, proferida pela psicopedagoga e mestre em psicologia da educação, Isabel Parolin, será abordado o tema “O papel do professor, da escola e da família”. Já no encerramento, na tarde do dia 28 de abril, o tema ministrado pelo profissional área de marketing internacional será “Transformando suas aulas em momentos inesquecíveis”.

Durante os três dias os professores da educação infantil poderão escolher dentre 10 palestras e 9 oficinas/minicursos para se capacitarem e debater os diversos assuntos que permeiam o universo da educação infantil.

EXPECTATIVA – Todos os professores da rede municipal de ensino estarão participando do II Pedagógica, mas a expectativa, segundo a organizadora do congresso em Montes Claros, Zulma Lins, é de que, em função da presença de palestrantes internacionalmente conhecidos, assim como a diversidade e importância dos temas em debate, professores e educadores das redes estaduais e particulares de Montes Claros e toda a região, assim como os educadores municipais de outras cidades participem do congresso internacional.

INSCRIÇÕES – As inscrições já estão abertas. Os professores da rede municipal de Montes Claros poderão se inscrever através da própria escola em que atuam. Já os professores de outras regiões e da rede estadual e particular de ensino devem procurar a Secretaria Municipal de Educação para que possam se inscrever. Mais informações pelos telefones: (38) 3229-8350 ou 3229-8351.

As inscrições dos profissionais que não pertencem à rede municipal de ensino também podem ser feitas através da Conexa Eventos pelos telefones (31) 3225 7876, (31) 3282 1802 ou pelo site www.conexaeventos.com.br.

COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO – Promover o desenvolvimento da educação em Montes Claros e valorizar os educadores municipais é uma das prioridades da Prefeitura Municipal de Montes Claros que vem investindo nos professores, através de um salário digno e de programas que permitam a estes se capacitarem, como o “Um computador por aluno”.

Além disso, em Montes Claros, os professores já recebem acima do piso salarial nacional, que de acordo com a lei é de R$ 1.187,00 para 40 horas de trabalho semanal, mas no município é pago por 25 horas. No último dia 4 de abril, os profissionais da educação se sentiram ainda mais valorizados com a aprovação de um reajuste salarial de 22%.

 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo