Professores de Campos Elíseos recebem laptops

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008 as 21:57, por: cdb

O governador Sérgio Cabral e a atual secretária de Educação, Tereza Porto, entregaram, nesta segunda-feira, na Escola Estadual Adelina Castro, em Campos Elíseos, Duque de Caxias, 31 mil laptops com conexão à Internet em banda larga aos professores da rede pública de ensino, como parte do programa Conexão Professor.

Além dos 31 mil professores Docentes I (da sexta série do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio) que receberão seus laptops até o fim de março, o governo do estado também irá fornecer notebooks aos cerca de três mil diretores e coordenadores de escolas e aos 14 mil professores Docentes II (primeira a quinta séries do fundamental).

– Esta ferramenta vai ser fundamental para inserir o professor em um novo modelo de educação. Temos consciência de que não é o único trabalho necessário para transformar a nossa educação em uma educação de qualidade, mas trata-se de um projeto de valorização do professor. Hoje, a maneira de pensar e aprender é muito diferente daquela que tive quando estava na escola. Num momento em que a oferta de informação através da tecnologia é tão grande, em que o aluno tem acesso a um volume enorme de informação, é importante que o professor possa orientar este aluno a aprender de uma nova maneira – defendeu Tereza Porto.

Os 31 mil laptops com acesso à Internet em banda larga serão entregues aos professores em regime de comodato. Cada computador móvel, orçado em R$ 1.903, vem equipado com 512 MB de memória RAM, conexão wi-fi e monitor de 14 polegadas. Com investimento de R$ 70 milhões, o programa Conexão Professor deve beneficiar 1.430 escolas e 1,2 milhão de alunos.

Além dos laptops, cada professor ganhará um CD de ensino a distância composto de quatro módulos. No primeiro – Introdução à Informática – os professores entrarão em contato com os conceitos de inclusão digital e de como a tecnologia pode transformar o aprendizado dentro e fora da sala de aula. No segundo, programas como Excel, Word e Power Point serão apresentados de forma a melhorar a apresentação das aulas. No terceiro – Viajando pela Web – os docentes terão informações sobre a rede mundial de computadores e aprenderão a fazer pesquisas em sites educativos e a buscar informações em ferramentas como o Google, Wikipedia, blogs, etc. E o último módulo será totalmente dedicado à criação da dinâmica de aula a partir dessas novas tecnologias.

De acordo com a secretária de Educação, a segunda etapa do projeto Conexão Professor colocará todas as escolas da rede estadual de ensino em uma rede única de acesso à Internet em banda larga, que funcionará como ferramenta pedagógica e para dar agilidade ao processo de gestão da secretaria de Educação.

– Queremos que as escolas se tornem referências para suas comunidades, com opções de lazer, esporte e cultura para pais e alunos – explicou Tereza Porto.