Produtos da Semana Santa foram fiscalizados em 45 estabelecimentos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 4 de abril de 2012 as 13:51, por: cdb

A operaçãoespecial de fiscalização dos produtos comercializados na Semana Santa e Páscoa atingiuum total de 45 estabelecimentos vistoriados. Na operação, encerrada nestaquarta-feira (4), os fiscais da Coordenadoria deDefesa do Consumidor (Codecon) verificaram o cumprimento das normas do Código de Defesa do Consumidor,como o peso dos ovos de Páscoa, nível adequado de refrigeração e acondicionamentodos frutos do mar e validade dos produtos.

 

Duranteos 13 dias da operação, foram emitidos cinco autos de infração e cinconotificações, em nove supermercados. Osestabelecimentos autuados têm 10 dias para apresentar a defesa à Codecon. Se aautuação for julgada procedente, a empresa terá que pagar multa, cujo valorvaria de R$ 200 aR$ 3 milhões.

 

Já as lojas notificadas têm24 horas para sanar as irregularidades e retirar os alimentos vencidos dasprateleiras. “É importante que o consumidor, antes de comprar qualquer produto,verifique se está com a validade em dia”, alertou Rose Estrela, coordenadora daCodecon.

 

Autos de Infração – Foram autuados os supermercados Bompreçodo Politeama e Ogunjá; o Extra da Rótula do Abacaxi e a Lojas Americanas doShopping Piedade. Os estabelecimentos praticavam preços de ovos de Páscoadiferenciados, entre a etiqueta e o caixa. A loja da Perini na Barra também foi autuada por vender produtos comprazo de validade vencido.

 

Notificações – O supermercado Bompreço, da Vasco daGama, e a Lojas Americanas, do Shopping Salvador, foram notificados porpraticar preços de produtos diferenciados, entre a etiqueta e o caixa. OBompreço do Politeama também recebeu notificação por comercializar produtos comvalidade vencida; o Extra da Rótula do Abacaxi, por exibir produtos sem a etiquetado prazo de validade; e o Bompreço do Canela, por expor produtos sem preço.

 

Oconsumidor pode fazer denúncias na sede da Codecon, situada na Rua Chile, noCentro; nos postos da coordenadoria, localizados nos bairros de Itapagipe (AvenidaPorto dos Mastros, nº 65) e em Fazenda Grande II  (Estrada do Coqueiro Grande, nº 2); ou aindapelos telefones 2203-3417 e 2203-3419.