Produção industrial da Europa cai 0,3% em 2012

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 14 de janeiro de 2013 as 10:40, por: cdb
A produção industrial da zona do euro caiu em novembro pelo terceiro mês consecutivo
A produção industrial da zona do euro caiu em novembro pelo terceiro mês consecutivo

A produção industrial da zona do euro caiu em novembro pelo terceiro mês consecutivo ficando, ante expectativa de analistas de alta, mas o final de 2012 provavelmente marcou o ponto mais forte da recessão do bloco. A produção industrial nos 17 países que adotam o euro como moeda caiu 0,3% em novembro sobre outubro, informou a agência de estatística oficial Eurostat nesta segunda-feira.

Em termos anuais, a retração do setor foi de 4%. Alemanha, França e Itália respondem por dois terços da produção total do bloco. Economistas consultados pela Reuters esperavam uma variação positiva de 0,1%  em novembro e retração anual de 3,2%.

A crise da dívida na zona do euro fez o bloco entrar em uma espiral negativa de queda na confiança dos consumidores e aumento do desemprego. Essas duas variáveis reduziram a demanda por bens industrializados. Apesar de a zona do euro ter evitado uma ruptura no ano passado, as famílias estão sendo bastante afetadas com as turbulências.

A produção de bens de consumo duráveis, como televisão, caiu quase 8%  em novembro sobre 2011. Mas a de maquinários cresceu 0,7%  em novembro sobre outubro, após dois meses de quedas, dando um indicador positivo sobre negócios no futuro.

Se a fabricação desses bens de capital continuar a crescer, o Banco Central Europeu terá mais um sinal de que a economia do bloco está se recuperando da recessão e que a economia atingiu seu menor nível no quarto trimestre do ano passado. “O pior já passou”, afirmou David Mackie, economista do JP Morgan. “Acreditamos que a zona do euro vai deixar a recessão no primeiro semestre deste ano.”