Na próxima quinta-feira, 15 de março, será comemorado o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor e, para marcar a data, o Procon de Mogi das Cruzes preparou uma ação especial, de aproximação com a população e orientação. A praça escolhida para a atividade foi o Largo do Rosário, no calçadão central, onde diariamente passa um grande número de pessoas. Lá, quatro funcionários do Procon estarão com uma banca montada, das 9 às 17 horas, para resolver eventuais dúvidas e prestar auxílio em tudo o que se refere a direitos e deveres do consumidor e também do fornecedor.
O foco no fornecedor segue as diretrizes do programa de orientação preventiva, que já vem sendo desenvolvido pelo Procon de Mogi, e tem como objetivo orientar os profissionais responsáveis por fornecer mercadorias e serviços ao consumidor. “Estamos implantando esse programa, com a parceria da Associação Comercial e já fizemos um boletim informativo, além de dar duas palestras a respeito. Percebemos que o fornecedor também tem muitas dúvidas e dificuldades, então cabe ao Procon fazer a orientação preventiva e, na desobediência da lei, agir no sentido de fazer a lei ser cumprida”, explica o diretor do Procon da cidade, Isidoro Dori Boucault Neto.
O evento servirá como uma espécie de pré-atendimento, e a idéia é que as pessoas consigam ali o mesmo tipo de orientação que teriam se procurassem o Procon pessoalmente na sede da Prefeitura. “Vamos orientar as pessoas com relação a quem elas precisam procurar, que papéis precisam levar. Será um atendimento técnico, administrativo e jurídico, e também faremos o que for possível dentro da tecnologia que estiver disponível, para levarmos nosso sistema até lá”, detalha.
A população poderá se informar ainda sobre o Micro Empreendedor Individual (MEI), que a é a forma mais fácil dos micro e pequenos empreendedores se formalizarem e, a partir disso, desfrutarem de todos os benefícios inerentes a uma empresa regularizada. Essa divulgação ficará por conta da Associação Comercial de Mogi das Cruzes, que é parceira da iniciativa, e também estará com banca montada no dia.
No dia seguinte, a mesma ação será levada à praça de eventos do Mogi Shopping. E a idéia, segundo Dori, é que novas ações como essa sejam realizadas em outras praças pela cidade, também em bairros e distritos afastados. “Esse é o papel do Procon: levar a informação sobre os direitos e deveres dos consumidores e fornecedores até a comunidade”, conclui Dori.
O Procon de Mogi das Cruzes faz diariamente uma média de 200 atendimentos presenciais. (LMS)
Rio de Janeiro, Sexta, 19 de Abril de 2024
Procon monta posto de atendimento no Dia Mundial dos Direitos do Consumidor
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Publicado Quinta, 08 de Março de 2012 às 13:09, por: CdB
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