Procon monta posto de atendimento no Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

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Publicado Quinta, 08 de Março de 2012 às 13:09, por: CdB

Na próxima quinta-feira, 15 de março, será comemorado o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor e, para marcar a data, o Procon de Mogi das Cruzes preparou uma ação especial, de aproximação com a população e orientação. A praça escolhida para a atividade foi o Largo do Rosário, no calçadão central, onde diariamente passa um grande número de pessoas. Lá, quatro funcionários do Procon estarão com uma banca montada, das 9 às 17 horas, para resolver eventuais dúvidas e prestar auxílio em tudo o que se refere a direitos e deveres do consumidor e também do fornecedor.

O foco no fornecedor segue as diretrizes do programa de orientação preventiva, que já vem sendo desenvolvido pelo Procon de Mogi, e tem como objetivo orientar os profissionais responsáveis por fornecer mercadorias e serviços ao consumidor. “Estamos implantando esse programa, com a parceria da Associação Comercial e já fizemos um boletim informativo, além de dar duas palestras a respeito. Percebemos que o fornecedor também tem muitas dúvidas e dificuldades, então cabe ao Procon fazer a orientação preventiva e, na desobediência da lei, agir no sentido de fazer a lei ser cumprida”, explica o diretor do Procon da cidade, Isidoro Dori Boucault Neto.

O evento servirá como uma espécie de pré-atendimento, e a idéia é que as pessoas consigam ali o mesmo tipo de orientação que teriam se procurassem o Procon pessoalmente na sede da Prefeitura. “Vamos orientar as pessoas com relação a quem elas precisam procurar, que papéis precisam levar. Será um atendimento técnico, administrativo e jurídico, e também faremos o que for possível dentro da tecnologia que estiver disponível, para levarmos nosso sistema até lá”, detalha.

A população poderá se informar ainda sobre o Micro Empreendedor Individual (MEI), que a é a forma mais fácil dos micro e pequenos empreendedores se formalizarem e, a partir disso, desfrutarem de todos os benefícios inerentes a uma empresa regularizada. Essa divulgação ficará por conta da Associação Comercial de Mogi das Cruzes, que é parceira da iniciativa, e também estará com banca montada no dia.

No dia seguinte, a mesma ação será levada à praça de eventos do Mogi Shopping. E a idéia, segundo Dori, é que novas ações como essa sejam realizadas em outras praças pela cidade, também em bairros e distritos afastados. “Esse é o papel do Procon: levar a informação sobre os direitos e deveres dos consumidores e fornecedores até a comunidade”, conclui Dori.

O Procon de Mogi das Cruzes faz diariamente uma média de 200 atendimentos presenciais. (LMS)

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