Procon inova na Internet e alcança 25 mil atendimentos

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Publicado Segunda, 22 de Junho de 2015 às 11:30, por: CdB
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Desde o início de suas atividades, 25 mil cariocas já foram atendidos pelo Procon
Há três anos, o Procon Carioca lançou uma proposta inovadora, criando um sistema de reclamação pela internet. Foram os primeiros atendimentos de um órgão de defesa do consumidor via web, em todo o Brasil. Vinculado à Prefeitura do Rio, o projeto deu tão certo que diversos Procons, e até o Governo Federal, utilizam hoje a ferramenta pioneira de atendimento online para dar mais agilidade na solução de conflitos entre fornecedores e consumidores. - Esse serviço tem o o objetivo de promover mais harmonia nas relações de consumo e garantir o respeito ao Código de Defesa do Consumidor - explica a presidente do Procon Carioca, Solange Amaral. Desde o início de suas atividades, 25 mil cariocas já foram atendidos pelo Procon Carioca, com 90% dos casos solucionados em até 10 dias, a favor do consumidor. Empresas de comércio eletrônico, telefonia, banco, concessionárias de serviços públicos, TV por assinatura e varejo, nesta ordem, foram os setores que mais geraram reclamações ao Procon Carioca nesses três anos. Os consumidores que se sentirem prejudicados na compra de produtos ou na contratação de serviços, podem registrar suas queixas na Central de Atendimento da Prefeitura (1746), via web ou por telefone. O Procon Carioca disponibiliza também outros canais de atendimento: através de seu site; redes sociais (Facebook e Twitter); e as plataformas "Consumidor.gov", em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor, e "Consumidor Vencedor", em parceria com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Outra forma de atendimento ao consumidor é pelo serviço itinerante "Procon Carioca nos bairros", feito em vans, com a presença de técnicos e advogados que orientam, tiram dúvidas e registram reclamações. O órgão atua ainda nas fiscalizações do comércio eletrônico e promove vistorias nas ruas para garantir o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor. O Procon Carioca também oferece cursos, palestras e orientações aos cidadãos sobre seus direitos nas relações com os fornecedores. Mais informações sobre as atividades do Procon Carioca podem ser acessadas no site da instituição.
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