Pró-Asfalto: Prefeitura inicia roteiro de inaugurações de 16 novas ruas asfaltadas pelo Bairro Camobi

Arquivado em:
Publicado Quinta, 19 de Abril de 2012 às 11:24, por: CdB

Publicada em 18/04/2012 - Atualizado em 19/04/2012 17h19m

Pró-Asfalto: Prefeitura inicia roteiro de inaugurações de 16 novas ruas asfaltadas pelo Bairro Camobi |

A Prefeitura promove, desta quarta-feira (18) ao próximo domingo (22), a inauguração de 16 ruas de Santa Maria que receberam nova camada asfáltica, contempladas pelo programa Pró-Asfalto. E, na tarde desta quarta, o Executivo iniciou o roteiro de entrega das vias aos santa-marienses pelas ruas Vicente do Prado Lima e Adriano Chaves, no Bairro Camobi, região Leste da cidade – o que representa aproximadamente um quilômetro de via pavimentada.

Para o prefeito Cezar Schirmer, a entrega das ruas asfaltadas é reflexo do esforço feito pela administração para melhorar as condições viárias de Santa Maria. “Nós vamos inaugurar, até o final do ano, mais de 150 quilômetros de ruas asfaltadas”, reforçou. O chefe do Executivo frisou, também, que a atenção do Poder Público está voltada à região Leste. “Camobi foi uma região muito abandonada e, por isso, estamos tentando recuperar o tempo perdido”, salienta.

Schirmer lembra que a cidade possui mais de 1,4 mil ruas de terra e outras 1,6 mil de paralelepípedo irregular. O prefeito exaltou os investimentos feitos para reforçar o Parque de Máquinas do município. “Quando assumimos, tínhamos menos máquinas do que as prefeituras de São Pedro ou de São Sepé. Agora, nós temos o dobro e, na próxima semana, vão chegar mais equipamentos. Vamos entregar a Secretaria de Infraestrutura com três vezes mais máquinas do que quando assumimos”, finaliza.

O presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Badke, destacou o esforço do Executivo para asfaltar as ruas da região. “Há mais de 30 anos, este era um anseio da comunidade, que muitas vezes prometiam. Passava governo, voltava governo e nada se fazia. Teve que entrar este governo para dar atenção ao Bairro Camobi. O nosso prefeito tem uma visão de futuro e trabalha por Santa Maria”, exaltou. A pavimentação das 16 ruas representa aproximadamente 10 quilômetros de vias asfaltadas.

Com a palavra, os moradores

Para o empresário Valdir Papalia, morador da localidade há 16 anos, o asfaltamento das ruas Vicente do Prado Lima e Adriano Chaves valorizará a região. “Para as empresas daqui, precisava muito, e pelo acesso, que era dificultoso. Era pó, terra, barro. Era complicado mesmo. Hoje mudou muito. O nosso bairro é outro depois do asfalto”, frisou Papalia. Ele enfatizou, também, a união e o esforço dos moradores para a concretização da obra de asfaltamento da via.

O aposentado Amilton Benardin diz que lutava pelo asfaltamento da rua há pelo menos 26 anos. “Graças a Deus esse dia chegou. Esperávamos essa obra há tanto tempo. Superou as nossas expectativas”, disse. Já a funcionária pública, Renata Pauletto, compartilhou da mesma opinião do aposentado e salientou o esforço da comunidade para a concretização da obra. “Agora vou fazer questão de falar da minha rua com o maior orgulho”, comentou. Renata lembrou que às vezes não conseguia trafegar pela rua devido às condições, que eram precárias, segundo ela.

Cronograma de inaugurações das ruas contempladas pelo Pró-Asfalto

Quarta-feira (18):
Rua Vicente do Prado Lima, em Camobi – 470 metros;
Rua Adriano Chaves, em Camobi – 310 metros;

Quinta-feira (19):
Rua Isidoro Grassi, no Bairro Medianeira – 780 metros;
Rua Marquês do Herval, no Bairro Medianeira – 690 metros;
Rua Deivid Lipol, no Bairro Medianeira – 80 metros;
Rua Silvio Ângelo Cauduro, no Bairro Medianeira – 220 metros;
Rua Mário Savaldor, no Bairro Medianeira – 780 metros.

Sábado (21):
Rua Padre José Anchieta, no Bairro Nonoai – 870 metros;
Rua Dom Pedro II, no Bairro Nonoai – 850 metros;
Rua José Carlos Kruel, no Bairro Nonoai – 70 metros.
Avenida Silvestre Rodrigues da Rocha, no Parque Sarandí, em Camobi – 920 metros;
Rua José Saldanha de Macedo, no Parque Sarandí, em Camobi – 190 metros;
Rua James de Oliveira Franco e Souza, no Parque Sarandí, em Camobi – 180 metros.

Domingo (22):
Rua Samuel Kruchin, na Vila Noal – 1.100 metros;
Rua Conrado Hoffmann, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes – 760 metros;
Rua da ABS, na Vila Lorenzi – 920 metros.

Pró-Asfalto

O Programa de Asfaltamento Comunitário (Pró-Asfalto), criado pela Prefeitura em agosto de 2011, consiste na parceria entre o Poder Público e a comunidade para a pavimentação asfáltica das ruas da cidade. O Executivo é responsável pela produção do asfalto, execução e fiscalização da obra. Em contrapartida, os moradores da via beneficiada fazem a doação de materiais aplicáveis, como meios-fios.

Para participar do programa, os moradores podem inscrever suas ruas junto à Secretaria de Infraestrutura e Serviços. Após, os locais cadastrados passarão por uma avaliação técnica da viabilidade da obra. O Pró-Asfalto é dividido em três módulos: Asfaltamento Comunitário, Asfaltamento em Parceria e Asfaltamento por Contratação Direta.

Texto: Luiz Otávio Prates
Fotos: João Alves 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo