Principal horário de novelas da Globo volta a ser incomodado após 25 anos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 9 de setembro de 2015 as 09:46, por: cdb

Por Flávio Ricco – do Rio de Janeiro:

Audiência, o ter ou não ter, não mede a qualidade de programa nenhum, mas o que atualmente acontece naquele que aprendemos chamar de horário nobre é o que há muito tempo todos reclamavam da televisão brasileira.

Os Dez Mandamentos" está incomodando a Globo, com "A Regra do Jogo"
Os Dez Mandamentos” está incomodando a Globo, com “A Regra do Jogo”

Desde “Pantanal”, na Manchete, em 1990, a Globo não se via tão incomodada como agora no embate “A Regra do Jogo” versus “Os Dez Mandamentos”. No feriado de segunda-feira, pela primeira vez em muitos anos, um outro programa jornalístico, o “Cidade Alerta”, depois de empatar com o “Jornal Nacional”, entregou o horário com 21 pontos. A queda observada na passagem de “I Love Paraisópolis” foi de 5.

Tudo isso vai ao encontro do que há muito se reivindicava, que era uma disputa mais intensa entre as principais redes brasileiras. Verdade é que a Globo, por mais que os resultados lhe fossem favoráveis, nunca se aproximou da zona de conforto. Ao contrário. Mesmo na maioria das vezes brigando contra o vento e sem ninguém à sua frente, procurou sempre impor um ritmo de produção muito forte. A subida da Record, no começo da noite, é que merece o melhor dos destaques. Resta saber se não estamos apenas diante de um sucesso eventual.

O que está errado

A Globo tem mais é que parar com essa história de mexer, todos os dias, nos horários da sua programação noturna. Mostra fragilidade. E trata-se de algo que não faz o menor sentido, porque nem sempre isso será possível. Casos de ontem e hoje, por exemplo, por causa do futebol.

Pode ser

Na Record já existe uma discussão se “Os Dez Mandamentos” terá mesmo o seu último capítulo exibido em meados de novembro. A sua continuidade até o fim de dezembro ou começo de janeiro passou a ser defendida, diante dos resultados atuais.

Ninho de cobra

Uma cobra de quase um metro foi vista dentro do SBT, na antiga “Casa dos Artistas”, transformado em estúdio do “Esquadrão da Moda”. Botou pavor em meio mundo.

Os bombeiros chegaram a ser chamados, mas a ilustre visitante sumiu no meio de um monte de equipamentos velhos que existem ali. A busca continua.

Não contou nada

Discretamente, mas muito de fina mesmo, a Rede TV! tirou do ar o “E – Games”, que perdeu todo sentido de existir após a saída da apresentadora Cláudia Carla. No lugar dele vai estrear, sábado agora, o “Super Extremo”, programa de esportes radicais com Fabiana Melo e Fernando Navarro.

De volta

A equipe de reportagens do SporTV, com base no Rio, está reforçada com a volta de Karin Duarte, que já trabalhou nas reportagens de Vasco e Atlético, sábado passado. Nesses últimos anos, ela esteve como correspondente nos Estados Unidos.

Propostas

A Bandeirantes, depois de alguma indecisão, resolveu levar à frente o plano do Carnaval do ano que vem. Mais uma vez, vai ter Salvador e Recife. O que ainda não está de pé é o “Miss Brasil” deste ano. Está complicado de fazer levantar.

Muito problema

Foram vários os problemas de operação observados no programa da Xuxa na segunda-feira. É o que todos temiam. Não existe tradição no RecNov para transmissões ao vivo. Tudo aquilo foi montado e o seu pessoal treinado para gravações, em cima do “não deu, volta”.

Pingo nos is

“Zózimo”, novo projeto da Globo, não tem nada a ver com Zózimo Barroso do Amaral, jornalista morto em 1997.

Este é um trabalho do Maurício Farias, feito sob encomenda para o Marcelo Serrado, na linha do humor, aventuras e casos de infidelidade, assim que ele encerrar seus trabalhos no “Tomara que Caia”.

Programação de estreias

A Record está confirmando a estreia da “Fazenda” para o próximo dia 23, “Troca de Família” no dia 29 e “Cake Boss”, 30. O Gugu para com o seu programa na quinta-feira da semana que vem.

Ilustre visitante

Michel Teló nos bastidores de "Escrava Mãe"
Michel Teló nos bastidores de “Escrava Mãe”

Michel Teló foi a visita surpresa das gravações de “Escrava Mãe”, da Record, na segunda-feira, em Paulínia. Ele teve, claro, um motivo especial para isso. Thaís Fersoza, sua mulher, está no elenco da novela.

Pelo sim, pelo não

Na Record continua a busca de um nome para ser o “Josué” da próxima novela bíblica. Sidney Sampaio é uma das possibilidades, mas existem testes em curso. Juan Alba, por exemplo, foi um dos que se submeteu a eles na semana passada.

Enviada especial

Giovanna Ewbank entrevista Paula Fernandes
Giovanna Ewbank entrevista Paula Fernandes

Giovanna Ewbank viajou para os Estados Unidos, acompanhada do Bruno Gagliasso, com a missão de cobrir os bastidores do “Brazilian Day” para o “Vídeo Show”. Paula Fernandes foi uma das suas entrevistadas.

Bate – Rebate

•       A Globo está insistindo demais na tabelinha dos seus atores…

•       … Alexandre Nero e Jackson Antunes, parceiros na recente “Império”, pertencem à mesma facção criminosa em “A Regra do Jogo”…

•       … Numa dessas combinam até de encarar ou matar saudades de uma buchada de bode. Por que não?

•       Maurício Meirelles mandou bem, na bancada do “CQC”, segunda-feira…

•       … Entrou, numa situação de emergência, substituindo Marco Luque, impossibilitado de comparecer.

•       Rede TV! já colocou no ar as primeiras chamadas do “Sensacional”, novo programa da Daniela Albuquerque…

•       … Essas primeiras chamadas têm procurado explicar a razão de um título tão inadequado.

•       Recuperado, Reynaldo Boury reassumiu ontem a direção de teledramaturgia do SBT.

•       Na segunda-feira, o “Globo Esporte – SP” atingiu seu recorde de audiência este ano, com 15 pontos de média e 31% de participação…

•       … Desde 12 de junho de 2014, ano da Copa, quando deu 16, o programa não alcançava uma marca tão expressiva.

C´est fini

O “Hoje”, da Globo, agora com Luiz Fernando Ávila como seu editor-chefe, passou a investir em séries especiais de reportagens. Depois dos trabalhos já apresentados, produzidos por Elaine Bast e Veruska Donato, vem mais uma por aí sobre o momento do parto, com Patrícia Taufer.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Colaboração de José Carlos Nery