Primeiro-ministro diz que Portugal apóia o Brasil em Conselho da ONU

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 7 de setembro de 2004 as 15:38, por: cdb

O primeiro-ministro de Portugal, Pedro Santana Lopes, disse nesta terça-feira que seu país apóia a intenção do Brasil de ocupar uma vaga permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU). “Portugal apóia essa aspiração do Brasil”, enfatizou.

Segundo Pedro Lopes, o governo português também está disposto a apoiar o Mercosul nas negociações com a União Européia. Para ele, não vai ser fácil chegar a um acordo entre os dois blocos econômicos a curto prazo. “Isso é do interesse do Brasil e de Portugal, mas ainda vai exigir muito trabalho em áreas como a agrícola, serviços, transportes e comunicações”, ressaltou.

Na avaliação do primeiro-ministro português, os países de Língua Portuguesa devem se unir para fortalecer as culturas e a língua que une os povos. Pedro Lopes disse que defendeu para o presidente Lula a idéia de que o ensino de língua portuguesa torne-se disciplina obrigatória em universidades de vários países, como os Estados Unidos por exemplo. “O Brasil é fundamental nesse processo”, disse.

O primeiro-ministro português está em visita oficial ao Brasil e foi convidado pelo presidente Lula para assistir, hoje pela manhã, ao desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios.