Primeiro Conversa Aberta do ano apresenta avanços na Educação

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 13 de março de 2012 as 09:50, por: cdb

Avanços com novas unidades de ensino para o município, melhorias na infraestrutura das escolas da rede, novas ações pedagógicas nas escolas em 2012 e parcerias que trazem qualidade e inovações para a Educação de Vila Velha foram alguns dos assuntos em destaque durante o Conversa Aberta, realizada nesta segunda-feira (12), no auditório do Centro de Capacitação e Treinamento do Ensino Fundamental (Titanic), Centro. Na ocasião, o Prefeito Neucimar Fraga e a Secretária Wanessa Zavarese Sechim anunciaram o reajuste salarial de 8.16% para todo o Magistério.

Durante o encontro, Wanessa Sechim enfatizou que entre 2011 e 2012 as matrículas efetivadas na rede tiveram um aumento total significativo: 6,2%. “Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) o crescimento foi expressivo, com 26,2%. Neste ano a EJA está presente em mais escolas, ampliamos de 18 para 22 unidades com esta modalidade de ensino. Além disso, trabalhamos com foco na qualificação social e profissional. Uma ação inovadora e atrativa na rede”, explicou a secretária.

Reajuste

Com o anúncio de 8,16% de reajuste salarial, todos os professores de Vila Velha já contam com o aumento em duas parcelas: maio e setembro. Com esta decisão, oaumento salarial do magistério acumulado nos últimos três anos chega a 34,58%.

Rede Física

A ampliação da rede, com novas escolas também foram destaque: seis escolas estão com obras em andamento e a previsão de entrega-las à população é para este ano. Além disso, a rede de ensino contará com novas Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI’S) e Unidades Municipais de Ensino Fundamental (UMEF’S), fruto de parcerias com os governos de Estado e o Federal. “A atual gestão prioriza a Educação e, por isso, também destina recursos próprios para novas UMEF’S nos bairros Alvorada, Cobilândia e Santos Dumont”, destacou a secretária. Estão passando por melhorias 18 escolas, sendo que em 2011 outras 18 foram reformadas.

Parcerias

O município tem firmado parcerias importantes que proporcionam avanços e qualidade nas ações desenvolvidas na rede. Com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) Vila Velha passa à frente e é o primeiro município a aderir ao Progestão Online; com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) a rede conta com formação continuada; com o Ministério da Educação conta com a formação do Plano de Desenvolvimento das Escolas (PDE) Interativo; com o Sebrae, a capacitação para professores de Empreendedorismo; com a Esesp, a formação para mais de 600 profissionais da Educação em qualidade no atendimento; com o Detran e a Escelsa a formação de projetos pedagógicos para professores.

Planejamento Estratégico

A explanação também trouxe informações sobre a gestão da Semed, atualmente com o Planejamento Estratégico, que traça em seus principais objetivos a garantia da qualidade de ensino para todos e a formação, qualificação e valorização dos recursos humanos. A secretária Wanessa Sechim também enfatizou que o PDE foi consolidado em todas as escolas.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação Semed

Geiza Ardiçon

27 3389-7265 / 9854-8566