Primeiras UPPs do Complexo do Alemão começam a ser instaladas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de abril de 2012 as 08:30, por: cdb
Complexo do Alemão
O Complexo do Alemão é um conjunto de treze favelas da Zona Norte do Rio de Janeiro, no Brasil

A Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) inaugurou nesta quarta-feira, as novas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Estado do Rio de Janeiro. Para marcar a data, uma solenidade será realizada na Praça Muiraquitã, que fica na esquina das ruas Periaquitã e Jaó, na localidade da Fazendinha. Estarão presentes o governador do Rio, Sérgio Cabral, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Erir Ribeiro Costa Filho; e o comandante da Coordenadoria de Polícia Pacificadora, coronel Rogério Seabra.

Ocupado pela Força de Pacificação desde 28 de novembro de 2010 e por policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e de Choque (BPChq) desde 28 de março deste ano, o Complexo do Alemão terá suas duas primeiras Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) instaladas nas comunidades da Fazendinha e da Nova Brasília. O local escolhido para sediar a UPP Nova Brasília foi a Estação Itararé do Teleférico. Já a UPP Fazendinha ficará localizada na Rua da Assembléia, em frente ao número 65, próximo a Estação Palmeiras do Teleférico. O capitão Marcio Rodrigues Para irá comandar a tropa da UPP Nova Brasília, e a unidade Fazendinha ficará sob responsabilidade do capitão Ronaldo Salgado Claudino.

Ao todo, 660 policiais passarão a fazer parte do cotidiano de aproximadamente 40 mil moradores das 16 primeiras comunidades do Complexo do Alemão contempladas pelo programa de pacificação da Secretaria de Segurança do Rio. A unidade Fazendinha atenderá as subcomunidades Relicário, Palmeirinha, Morro das Palmeiras, Vila Matinha, Parque Alvorada e Casinhas, além da própria Fazendinha. Já a UPP Nova Brasília também será responsável pelo policiamento das localidades Ipê Itararé, Mourão Filho, Largo Gamboa, Cabão, Joaquim de Queiroz, Loteamento, Prédios, Aterro I e Aterro II.

O capitão Ronaldo Salgado Claudino, de 33 anos, está na Polícia Militar há 12 anos. Antes de ser escolhido para comandar a UPP Fazendinha ele trabalhou no 22º BPM (Maré), 16º BPM (Olaria), 18º BPM (Jacarepaguá) e 9º BPM (Rocha Miranda). Ele estava nesta última unidade até assumir o cargo de comandante da nova UPP, que contará com um efetivo de 320 policiais. O capitão Salgado possui curso de inteligência (3º Cisp) e participou da operação, em novembro de 2010, que culminou com a retomada do Complexo do Alemão.

O comandante da UPP Nova Brasília, capitão Marcio Ferreira Rodrigues, também entrou para a Polícia Militar no ano 2000. Ele já serviu na Academia de Polícia Militar Dom João VI, no 24º BPM (Queimados), no Grupamento Especial Tático Móvel, no 28º BPM (Volta Redonda), 20º BPM (Mesquita) e, desde 2010, estava cedido à Secretaria de Governo participando da Operação Barreira Fiscal em Itatiaia, no Sul Fluminense. Na UPP Nova Brasília, o capitão Rodrigues comandará 340 policiais.