Primeira etapa da seleção para monitores de artes teve início nessa segunda, 12

Arquivado em:
Publicado Terça, 13 de Março de 2012 às 03:38, por: CdB

A primeira etapa da seleção para monitores de artes do projeto Escola Mais aconteceu na tarde dessa segunda-feira, 12, no Colégio Politécnico Boock. Os 154 inscritos na seleção fizeram  a prova escrita (de caráter eliminatório e classificatório), na modalidade dissertativa, com temas da área da Educação. Nessa etapa, serão analisados os seguintes critérios: conteúdo, apresentação, coerência, coesão e gramaticalidade. O resultado estará disponível no dia 16, sexta-feira, no endereço eletrônico www.pmvc.ba.gov.br, no mural da Prefeitura e pelo telefone (77) 3421-8367.

Estão disponíveis 45 vagas, sob o regime de contrato administrativo, por tempo determinado de 12 meses e carga horária de 40 horas para as modalidades: música (iniciação musical, canto coral, flauta doce e gaita), dança (coreografia e ritmos), capoeira e maculelê, artes cênicas, xadrez, artesanato, esporte e recreação, karate, lúdico-matemático, percussão e artes visuais.

Participarão da segunda etapa do processo seletivo, que consiste na avaliação do curriculum vitae (prova de título), de caráter classificatório, os 70 primeiros colocados. 

O Escola Mais tem se expandido muito ao longo dos anos e se tornou um projeto  fundamental para os alunos da Rede Municipal de Ensino. A seleção foi necessária, porque “o projeto cresceu muito e atingiu quase todas as escolas das zonas urbana e rural. Então, nós vimos a necessidade de se fazer uma seleção para complementar o projeto”, afirmou a gestora do Escola Mais, Núbia Bahia.

Para a formadora dos facilitadores de xadrez, Veramírian Martins, todas as modalidades oferecidas trazem para os alunos uma formação diferenciada. “Nós temos alunos de xadrez que utilizaram profissionalmente as modalidades e hoje trabalham na área, em escolas particulares e em outros locais”, declarou a formadora. O xadrez é umas das modalidades mais antigas e a incorporação das outras modalidades só veio engrandecer ainda mais o projeto. “O aproveitamento é bastante satisfatório, porque as crianças interagem, gostam, brincam e se divertem ao mesmo tempo em que constroem o próprio conhecimento”, completou Veramírian.

Escola Mais é um projeto desenvolvido pela Prefeitura de Vitória da Conquista, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, desde 2009, para atender os alunos dos Ciclos I e II e das classes noturnas da Educação para Jovens e Adultos/EJA. Com o projeto, os alunos têm a oportunidade de escolher uma entre as várias modalidades esportivas e culturais oferecidas, como: música, percussão, capoeira, xadrez, lúdico-matemático, teatro, artes visuais, karate e dança, e escolher a que mais se identifica. O projeto procura tornar o ambiente escolar mais prazeroso para a aprendizagem, apropriando-se de elementos lúdicos, uma maneira de mostrar aos alunos que eles podem explorar outros saberes e espaços, levando-os a aprender a trabalhar em grupo e a direcionar os novos conhecimentos para o seu desenvolvimento em sala de aula.

O projeto surgiu com o intuito de “garantir aos professores das escolas municipais o direito ao planejamento semanal”, declarou a gestora do projeto, Núbia Bahia. Enquanto os professores estão sendo capacitados, os alunos têm as aulas por meio do projeto Escola Mais, que acontecem nos horários normais, a cada quinze dias. O principal objetivo do projeto é não deixar os alunos serem dispensados das aulas por causa da saída do professor para o planejamento.


 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo