Previsão no país é de temperaturas elevadas, com pancadas de chuva

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 as 11:40, por: cdb

Após o sol forte que predominou durante o carnaval, a Quarta-Feira de Cinzas deve ter pancadas de chuva em grande parte do país. As temperaturas, no entanto, permanecem elevadas.

A informação do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Ministério da Ciência e Tecnologia registra um canal de umidade que se estenderá entre a Amazônia e São Paulo e provocará pancadas de chuva entre as regiões Norte e Centro-Oeste, o sul do Sudeste e o Paraná. Em São Paulo, nas regiões serrana e sul do Rio de Janeiro e no centro-sul de Minas
Gerais, volta a condição para temporais isolados a partir da tarde.

Em Santa Catarina, a chuva isolada ficará concentrada no sul e o dia será com chuvas entre o litoral norte catarinense e o litoral paranaense, sendo que nesta área a chuva deverá ser mais significativa.

No Nordeste, o dia será quente com condições para pancadas de chuva de forma localizada, mas com chuva significativa entre o Maranhão, o oeste da Bahia e o centro-sul do Piauí.

As pancadas de chuva não devem diminuir as temperaturas na maior parte do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), do Ministério da Agricultura, nos próximo quatro dias as temperaturas devem se manter elevadas. A exceção fica com o extremo sul do Rio Grande do Sul, onde deve predominar um aumento das temperaturas máximas e as mínimas  tendem a cair.

Segundo a meteorologista do Inmet, Odete Chiesa, a temperatura máxima deverá ser registrada hoje no Rio de Janeiro, com 38 graus, e a mínima foi registrada no município de Urubici, em Santa Catarina, com 12 graus.