Presos rebelados em Contagem liberam um refém

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 23 de maio de 2003 as 10:42, por: cdb

Os presos que, há 48 horas, estão rebelados na penitenciária de segurança máxima Nelson Hungria, em Contagem, libertaram, na manhã desta sexta-feira, um agente penitenciário mantido refém. Outros três agentes e o diretor do presídio ainda estão sob o poder dos internos.

A polícia interrompeu as negociações, por volta das 20h desta quinta-feira, e deve retomá-las ainda pela manhã, com representantes do Ministério Público, da Vara de Execuções Criminais, da Secretaria de Estado de Defesa Social, da PM e da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do estado.

Na quinta-feira os rebelados conseguiram tomar mais um pavilhão da penitenciária. Por volta das 18h, os detentos do Pavilhão 10 se rebelaram fazendo novos reféns. Isso aconteceu pouco depois dos 103 amotinados do Pavilhão 2 concordarem em encerrar a rebelião, que começou na manhã desta quarta-feira.

Para tentar conter os presos a polícia invadiu o pavilhão usando bombas de efeito moral e balas de borracha. Sete pessoas ficaram feridas, entre elas quatro agentes penitenciários e três presos.