Presidente sul-africano vai a Trípoli negociar acordo com Gaddafi

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 30 de maio de 2011 as 10:10, por: cdb
Zuma
Gaddafi aparece com semblante sério em imagem da TV líbia

O presidente sul-africano, Jacob Zuma, chegou a Trípoli nesta segunda-feira para negociar com o líder líbio, Muammar Gaddafi, uma iniciativa que pode ajudar a encontrar uma solução para a violência no país. Ao desembarcar em Trípoli, Zuma caminhou sobre um tapete vermelho no aeroporto e foi recebido por autoridades, ao som de uma banda. Crianças acenavam com bandeiras com a foto do líder e entoavam em inglês:

“Nós queremos Gaddafi!”.

Não houve nenhum sinal de Gaddafi, mas a agência de notícias estatal líbia informou que o primeiro-ministro Al-Baghdadi Ali Al-Mahmoudi e o chanceler Abdelati Obeid recepcionaram Zuma.

De acordo com a agência Jana, Zuma visitou a casa de Gaddafi posteriormente na área de Gargour, onde autoridades líbias dizem que o filho do líder Saif al-Arab, de 29 anos, foi morto num ataque da Otan em 29 de abril. Na mesma região, um complexo de Gaddafi também foi atingido por ataques da Otan recentemente.

Os confrontos na Líbia começaram em fevereiro entre forças leais a Gaddafi e os rebeldes que desejam encerrar os 41 anos de regime. A Otan entrou no conflito depois de um mandato do Conselho de Segurança da ONU determinado a proteção dos civis que eram atacados pelas forças de Gaddafi.

Comments are closed.