Presidente do Parlamento tcheco em visita ao Brasil é recebido por José Alencar

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 3 de dezembro de 2003 as 12:11, por: cdb

Após ser recebido, no Palácio do Planalto, pelo presidente em exercício José Alencar, o presidente do Parlamento tcheco, senador Petr Pithart, disse que o objetivo de sua visita ao Brasil é buscar a ampliação das relações comerciais e políticas entre os dois países.

Pithart lembrou que a antiga Tchecoeslováquia já exportava grandes complexos industriais para o Brasil, como fábricas de cimento e usinas de açúcar.

-Nós queremos continuar e ampliar esse tipo de exportação de grandes complexos industriais- afirmou.

A República Tcheca se tornará país membro da União Européia em maio do próximo ano e, segundo Pithart, o Brasil é um parceiro importante nessa nova fase em que o país entrará.

-Dos dez novos países que vão entrar para a União Européia, a República Tcheca é a mais preparada e que está recebendo os maiores investimentos estrangeiros- informou o parlamentar.

O presidente do Parlamento Tcheco não quis comentar a política externa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que busca uma aproximação com países em desenvolvimento, como os do Oriente Médio e da África. Adiantou que só poderá falar sobre o assunto no final da visital, porque ainda está debatendo a questão com autoridades brasileiras.