Presidente do Iraque pede apoio de vizinhos contra violência

Arquivado em:
Publicado Quarta, 18 de Outubro de 2006 às 09:48, por: CdB

Presidente iraquiano, Jalal Talabani disse que acredita que a violência no Iraque poderia acabar "em alguns meses" caso o Irã se unisse à Síria para estabilizar o país.

- Se o Irã e a Síria estivessem envolvidos na ajuda ao povo iraquiano, seria o começo do fim do terrorismo e (isso) daria segurança ao Iraque em alguns meses - afirmou Talabani na entrevista, transmitida nesta quarta-feira.

A sugestão teria vindo de um grupo de especialistas americanos que estariam analisando um pedido de mudança na política americana para o Iraque. O grupo, liderado pelo ex-secretário de Estado americano James Baker, também afirmou que "manter o curso" no Iraque não é sustentável. Talabani afimou que não se importa se o grupo recomendar uma retirada antecipada ou em fases das tropas de coalizão liderada pelos Estados Unidos no Iraque.

- Tenho certeza de que ninguém vai decidir se retirar rapidamente do Iraque - disse Talabani.

Relatório

A comissão liderada por Baker deve entregar um relatório nos próximos meses e estaria analisando duas opções envolvendo uma reversão da postura do governo Bush no Iraque. Baker, que foi o secretário de Estado no governo de George Bush, pai do atual presidente, afirmou que o grupo ainda não chegou a uma conclusão definitiva, mas indicou a direção de pensamento do grupo em recentes entrevistas.

- Nossa comissão acredita que existem alternativas entre as já divulgadas, as alternativas que já foram colocadas no debate político, como 'manter o curso' ou 'cortar e fugir - disse Baker ao canal americano de televisão ABC.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo