Presidente do BC diz que política de câmbio tem sido bem sucedida

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 24 de maio de 2007 as 17:19, por: cdb

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou nesta quarta-feira, em audiência pública na Câmara dos Deputados, que as intervenções do banco na taxa de câmbio estão contribuindo para a valorização da moeda.

– O Banco Central tem adquirido reservas no mercado doméstico no sentido de aumentar seu volume de reservas internacionais e em consequência melhorar o risco Brasil, diminuir o custo de financiamento externo e interno do governo federal, das empresas e das demais entidades públicas. E esta política tem sido muito bem sucedida -, explicou.

Meirelles enfatizou que o crescimento do país não deve se dar somente na melhora da produção, da renda, do consumo e do investimento, mas também na distribuição da renda.

– Estamos num momento em que o Brasil está dando certo e isso tem que ser deixado claro. Não é apenas quando as coisas vão mal que precisa ter ênfase, quando as coisas vão bem é importante deixar claro para que a população saiba -, afirmou.

O presidente do BC disse que a queda da taxa de juros de títulos públicos tem demonstrado que os agentes econômicos estão mais confiantes na economia brasileira e apostam que a situação do país vai continuar melhorando.

A audiência de Meirelles foi em conjunto das comissões da Câmara e do Senado de Finanças e Tributação; Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; Fiscalização Financeira e Controle; Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle; Assuntos Econômicos e Orçamento.