Presidente da Assembléia Legislativa assume governo de RN

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 3 de dezembro de 2003 as 10:34, por: cdb

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Robinson Faria (PFL) assumiu nesta terça-feira o Governo do Rio Grande do Norte para um período de interinidade de 10 dias, em função da viagem da governadora Wilma de Faria (PSB) ao Oriente Médio, informou a Tribuna do Norte.

Apesar de a solenidade de transmissão do cargo ter sido pela manhã, o primeiro compromisso oficial do governador em exercício está programado para esta quarta-feira, em Monte Alegre, onde irá autorizar o projeto de engenharia para pavimentação da estrada que liga os distritos de Lagoa do Mato e Comum. A solenidade está marcada para as 9h30, nas dependências da Escola Estadual Antônio Ananias, em Lagoa do Mato, com a presença do diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Delevam Melo, e outras autoridades.
     

A estrada, que atualmente é de terra batida, tem aproximadamente três quilômetros de extensão, sendo a principal via de acesso às duas comunidades. O governador em exercício Robinson Faria vai autorizar o DER a desenvolver o projeto e a licitação para a pavimentação asfáltica da rodovia. A obra deve ser executada em 2004, conforme a previsão do DER. A pavimentação da estrada é uma antiga reivindicação das comunidades.

-Viajo tranqüila, porque deixo na administração estadual um homem com serviços prestados ao Rio Grande do Norte, com espírito democrático e que conduz a Assembléia Legislativa com zelo-disse Wilma de Faria.

O vice-governador Antônio Jácome não assumiu a administração do Estado porque participa em Brasília de compromissos do seu partido, o PSB.
    

Wilma aproveitou a solenidade de transmissão de cargo para falar dos objetivos de sua viagem ao Oriente Médio.

-Não vamos tratar de algo concreto inicialmente, mas vamos iniciar contatos. O Rio Grande do Norte tem um grande potencial energético e isso se constitui num grande atrativo para os árabes- explicou.

Para ela, estes contatos serão de grande importância para o Estado, nos aspectos comerciais e diplomáticos.
    

Já na condição de governador em exercício, o deputado Robinson Faria lembrou que a harmonia entre os poderes Legislativo e Executivo é imprescindível para a condução dos atos administrativos.

-Para mim, é um privilégio substituir a governadora Wilma de Faria no cargo, mas ela pode ficar sossegada, porque estarei dando continuidade a todos os seus atos- destacou o presidente da Assembléia.

Ele vê sua assunção como uma mostra da harmonia na relação entre o Executivo e o Legislativo estaduais.

-Trata-se de um gesto de amizade e valorização da governadora para com o seu parceiro e para com a nossa Casa, a Assembléia Legislativa-definiu.

Participaram da solenidade, o deputado federal Lavoisier Maia, prefeitos da região Agreste e de Natal, Carlos Eduardo.
    

 Antes da transmissão do cargo, na manhã desta terça-feira, a governadora Wilma de Faria encaminhou à Assembléia Legislativa, para apreciação e votação, o projeto de lei que institui o Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) e cria o Conselho Consultivo de Políticas de Inclusão Social.