Presidente alemão inicia visita de seis dias ao Brasil

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 7 de março de 2007 as 17:57, por: cdb

O presidente da República Federal da Alemanha, Horst Köhler, iniciou nesta quarta-feira visita de seis dias ao Brasil, onde cumprirá ampla agenda de compromissos. Köhler, que desembarca nesta quarta-feira em Foz do Iguaçu, no Paraná, tem encontros  marcados nas cinco regiões do país.

Acompanhado por uma comitiva de 70 pessoas, entre políticos, empresários, jornalistas e assessores, Köhler visita a Hidrelétrica de Itaipu e depois embarca para Brasília, onde terá, no início da noite, encontro com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Elen Gracie. A informação foi divulgada no portal do Ministério das Relações Exteriores.

Na quinta-feira, Köhler será recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP). Segundo informação do Consulado da Alemanha em São Paulo, estão previstos ainda encontros com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, e com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

Na quinta-feira à tarde, o presidente alemão chegará a São Paulo, onde terá compromissos com empresários e intelectuais, e fará  visitas à Pinacoteca do Estado e a um abrigo para crianças carentes, administrado pela Sociedade Beneficente Alemã.

A partir de sábado, Horst Köhler visitará as cidades de Recife, Olinda e Manaus. No fim da tarde de segunda-feira, Köhler embarcará para a Colômbia.

Segundo a assessoria de imprensa do Itamaraty, Köhler discutirá temas como a cooperação econômica e comercial com o Brasil, principalmente nas áreas de infra-estrutura e energia, os processos de integração regional na Europa e na América do Sul e a reforma e ampliação do atual Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).