Presença feminina marca diferença no Latinoware 2012

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 22 de outubro de 2012 as 10:50, por: cdb

A edição de 2012 da Latinoware – Conferência Latino-Americana de Software Livre mostrou que o universo do software livre já não é tão dominado por homens como antigamente. Pelo menos é o que garante Duda Nogueira, coordenador de programação do Latinoware deste ano.

Latinoware
Palestra dada por mulheres abre espaço para discussão da causa feminina no setor

Para ele, as 943 inscrições de mulheres mostra que o público feminino está crescendo na conferência. O valor representa mais do que um quarto do total de participantes (4234 pessoas). Duda acredita que as palestras de Mulheres na Tecnologia e Nerds de Batom também ajudaram a aumentar o público feminino no evento.

– Este ano, 943 mulheres participaram da Latinoware, que ofereceu um espaço exclusivo para elas discutirem assuntos tecnológicos e a causa feminina no setor – disse o organizador em comunicado.

Como sempre, o Latinoware contou com presença de pessoas de outros países. Foram 526 participantes estrangeiros. O Paraguai (país vizinho a Foz do Iguaçu) foi representado por 444 pessoas. Mas também houve participação de pessoas de países mais distantes, como Estados Unidos, Hungria e Austrália.

Salas lotadas chamaram atenção

Duda também deu destaque para a grande presença de público nas palestras. “Mesmo em dias com menos movimento como o primeiro e o último, tivemos presença boa de público”, disse. Entre as palestras que ele destacou estavam a apresentação do Raspberry PI, a do Arduino e a presença de Maddog: “Ele vem todos os anos e sempre é destaque. É inspirador para quem vem para cá”.

A Latinoware 2013 já tem data marcada. E edição, que será comemorativa dos 10 anos de existência do evento, irá ocorrer entre os dias 16 e 18 de outubro do próximo ano.