A edição de 2012 da Latinoware – Conferência Latino-Americana de Software Livre mostrou que o universo do software livre já não é tão dominado por homens como antigamente. Pelo menos é o que garante Duda Nogueira, coordenador de programação do Latinoware deste ano.

Para ele, as 943 inscrições de mulheres mostra que o público feminino está crescendo na conferência. O valor representa mais do que um quarto do total de participantes (4234 pessoas). Duda acredita que as palestras de Mulheres na Tecnologia e Nerds de Batom também ajudaram a aumentar o público feminino no evento.
– Este ano, 943 mulheres participaram da Latinoware, que ofereceu um espaço exclusivo para elas discutirem assuntos tecnológicos e a causa feminina no setor – disse o organizador em comunicado.
Como sempre, o Latinoware contou com presença de pessoas de outros países. Foram 526 participantes estrangeiros. O Paraguai (país vizinho a Foz do Iguaçu) foi representado por 444 pessoas. Mas também houve participação de pessoas de países mais distantes, como Estados Unidos, Hungria e Austrália.
Salas lotadas chamaram atenção
Duda também deu destaque para a grande presença de público nas palestras. “Mesmo em dias com menos movimento como o primeiro e o último, tivemos presença boa de público”, disse. Entre as palestras que ele destacou estavam a apresentação do Raspberry PI, a do Arduino e a presença de Maddog: “Ele vem todos os anos e sempre é destaque. É inspirador para quem vem para cá”.
A Latinoware 2013 já tem data marcada. E edição, que será comemorativa dos 10 anos de existência do evento, irá ocorrer entre os dias 16 e 18 de outubro do próximo ano.