Prêmio de cultura é adiado no Rio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 14 de setembro de 2003 as 14:30, por: cdb

Foi prorrogado até o dia 30 deste mês o prazo de inscrições para o Prêmio Cultura Nota 10, que terminaria nesta segunda-feira. Já há dezenas de inscritos, sendo mais da metade do interior fluminense.

A Secretaria Estadual de Cultura  e o Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV) fazem o lançamento nesta terça-feira, dia 16, às 14h, no Centro Cultural de Cordeiro (Av. Raul Veiga s/ n°). Na sexta-feira, dia 19/9, Às 14h, no Palácio Rio Negro, será a vez de Petrópolis, com a presença da sub-secretária estadual Vânia Bonelli e secretários de cultura da região, que falarão de algumas iniciativas em seus municípios. Idealizadora e coordenadora do Prêmio, Vânia Bonelli, disse que pretende que o Cultura Nota 10 aconteça todos os anos.

Patrocinado pela Embratel, o prêmio quer estimular iniciativas culturais e premiá-las. Além disso, a proposta é mudar o rumo da cultura, ou seja, ao invés de levar as iniciativas da capital para outras áreas,  importar delas ações que deram certo, que sejam inovadoras e de baixo custo.  A premiação é de R$ 25 mil, R$ 5 mil para os cinco melhores. E tem mais será facilitado o acesso a patrocinadores, através de um banco de projetos para consulta das empresas interessadas em patrociná-los.

A premiação é para as áreas de cultura e educação; turismo cultural; patrimônio histórico; arte popular; gastronomia típica, ou seja, projetos de artes plásticas, música, dança, teatro, folclore, arte-educação e todos os outros tipos. Valem até o famoso e delicioso chuvisco de Campos, as artes plásticas do litoral e a musicalidade e dramatizações tão diversificadas.  Os projetos podem ser individuais, de órgãos públicos ou ONGs, mas devem ser inovadores e ter pelo menos um ano de existência.

As inscrições podem ser feitas na sede da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro (R. da Ajuda, 5, sala 1302, Centro – RJ CEP: 20040-000) ou por SEDEX. O regulamento está disponível na página da Secretaria de Estado do Cultura na Internet: www.sec.rj.gov.br
A festa de premiação será no dia 5 de novembro, Dia  da Cultura, com a presença da governadora Rosinha Garotinho, no Teatro João Caetano. Haverá apresentação dos dez finalistas antes do resultado final dos vencedores.

Para atrair mais e mais projetos do interior, estão sendo feitos lançamentos regionais. O Cultura Nota 10 já foi lançado em Nova Iguaçu, Duas Barras, Porto Real, Cabo Frio, Santo Antônio de Pádua, Macaé e Mangaratiba.