Prêmio Bertha Lutz 2012 foi entregue a cinco mulheres

Arquivado em:
Publicado Terça, 13 de Março de 2012 às 08:34, por: CdB

Durante a sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e aos 80 anos do voto feminino, Dilma Rousseff e outras quatro mulheres escolhidas pelo Senado receberam o prêmio Bertha Lutz 2012, como reconhecimento ao trabalho por uma maior participação feminina na sociedade.

Além de Dilma, foram homenageadas a militante comunista Maria do Carmo Ribeiro, viúva de Luiz Carlos Prestes; a ex-senadora Eunice Mafalda Michiles, primeira mulher a ocupar uma vaga no Senado Federal; a socióloga Rosali Scalabrin, representante da Comissão Pastoral da Terra e titular da Coordenadoria da Mulher do município de Rio Branco (AC); e a professora Ana Alice Alcântara da Costa, do Departamento de Ciências Políticas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres da Universidade Federal da Bahia.

Confira o perfil das vencedoras

O presidente do Senado, José Sarney, entregou o prêmio a Dilma. “O Brasil tomou uma posição ousada [ao eleger Dilma] de que as mulheres devem participar em todas as decisões”, afirmou.

Pioneira
O prêmio Bertha Lutz foi criado em 2001 e recebeu esse nome em homenagem a uma pioneira do feminismo no Brasil, reconhecida por sua luta pelo direito ao voto feminino. “Esse prêmio representa uma honrosa conquista da cidadania feminina, que começou com o voto, em uma luta liderada por Bertha Lutz”, afirmou a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres. “O voto feminino é um legado histórico na luta das mulheres, mas ainda temos muito o que fazer.”

A representante da bancada feminina na Câmara, deputada Benedita da Silva (PT-RJ), ressaltou que a valorização do trabalho feminino e a equiparação salarial – bandeiras de Bertha Lutz na década de 30 – continuam atuais. “São bandeiras que nos fizeram cada dia mais responsáveis por dar à Nação o melhor de nós.”

A presidente do conselho do diploma Bertha Lutz, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), agradeceu às homenageadas pela luta feminina, “que é uma luta de mulheres e de homens”. “Queremos ocupar espaço ao lado dos homens. Não teremos sociedade melhor se não tivermos a participação da mulher”, disse.

Continua:Dilma recebe prêmio e diz que igualdade de gênero é prioridade do governoReportagem – Noéli Nobre e Tiago Miranda
Edição – Pierre Triboli

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo