Premier ucraniano é internado após agressão

Arquivado em:
Publicado Sexta, 24 de Setembro de 2004 às 06:40, por: CdB

O primeiro-ministro da Ucrânia, Viktor Yanukovich, que disputa a Presidência, foi levado para um hospital nesta sexta-feira depois de um manifestante ter atirado um ovo nele, disseram repórteres.

O incidente aponta para o quanto estão exaltados os ânimos no país a pouco mais de um mês do pleito de 31 de outubro, no qual se enfrentam Yanukovich, escolhido pelo atual titular do cargo, Leonid Kuchma, para sucedê-lo, e o liberal Viktor Yushchenko.

Uma porta-voz do governo disse que o primeiro-ministro continuava hospitalizado.

- Algo pesado foi atirado da multidão. O primeiro-ministro caiu - afirmou Hanna Herman.

- Os médicos não deixaram que ele se levantasse. Mas a vida dele não corre perigo. O homem que atirou o objeto foi detido - disse.


Agências de notícia da Ucrânia e testemunhas afirmaram que o manifestante jogou um ovo em Yanukovich quando este saía de um ônibus durante uma visita à cidade de Ivano-Frankivsk.
Segundo Herman, manifestantes gritaram o nome do candidato adversário, "comportaram-se de forma agressiva e obrigaram os seguranças do primeiro-ministro a defendê-lo".

Integrantes do comitê de campanha de Yushchenko, em declarações dadas à Reuters, afirmaram que o ovo foi jogado propositalmente por alguém ligado ao premiê a fim de desacreditar o candidato da oposição.

A eleição do próximo mês marca o fim dos 10 anos de governo de Kuchma, marcado por escândalos, acusações de corrupção e denúncias sobre o cerceamento da liberdade de imprensa.

Yushchenko, ex-premier e ex-presidente do Banco Central do país, pretende que a Ucrânia se aproxime do Ocidente. Yanukovich, com o apoio da elite política aliada de Kuchma há uma década, defende uma aproximação da Rússia.

De acordo com pesquisas, os dois candidatos devem passar para um segundo turno. O oposicionista, porém, lidera com 30 por cento das intenções de votos, sete pontos percentuais à frente do premier.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo