Prefeitura repassa escritura de terreno da região Norte ao IFPR

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 5 de abril de 2012 as 10:31, por: cdb

A Prefeitura de Cascavel repassou hoje (5) a escritura do terreno no qual será construído o câmpus do IFPR (Instituto Federal do Paraná) em Cascavel. A solenidade, que marcou o cumprimento de mais uma etapa para a instalação da unidade, reuniu vereadores, deputados estaduais e federais, representantes de entidades de classe, alunos e professores do IFPR, entre outras autoridades locais na Sala de Atos do Paço Municipal.

O Município desapropriou inicialmente 15 mil metros quadrados de área, depois autorizou outros 20 mil metros quadrados. O Município colocou à disposição a estrutura de escolas na região norte e bancou projetos arquitetônicos e complementares para uma obra de quase 6 mil metros quadrados de área. O imóvel repassado hoje (5) ao instituto está localizado na Avenida das Pombas, no Bairro Floresta. O terreno que possui 35.071,86 metros quadrados corresponde ao valor de R$ 1.078.292,40.

De acordo com o prefeito Edgar Bueno, o Município está lutando há muito tempo para trazer investimentos do governo estadual e federal. “Agora fizemos uma parceria, na qual a Prefeitura de Cascavel entra com mais de 30 mil metros quadrados de área para construção do IFPR. Bancamos o projeto, agora o Governo Federal fará a obra e realizará a manutenção do instituto. Essa é uma obra importante para a formação profissional dos nossos jovens, da população de Cascavel e região. É um investimento que vai gerar muitos empregos e nós daremos a atenção necessária para que a cidade cresça harmoniosamente”, ressaltou.

“O câmpus do IFPR só é instalado onde há parceria com o Município, na questão de se conseguir o terreno, apoio no transporte público, o mínimo de infraestrutura necessária no local. Os municípios que mostraram interesse e ofereceram o terreno foram contemplados com a instalação do câmpus. Investiremos inicialmente R$ 14.555,00 mil, no projeto que atenderá de início 1.200 alunos. Teremos em Cascavel um equipamento federal que continuará crescendo”, destacou o reitor do IFPR, professor Irineu Mario Colombo.

De acordo com o diretor geral do câmpus de Foz do Iguaçu e de Cascavel, professor Luiz Carlos Eckstein, as obras do instituto estão em fase de licitação. “Estamos realizando o processo licitatório, para definir a empresa que vai executar as obras do prédio, o que deve levar em torno de 60 dias para ser concluído. Acreditamos que no fim de setembro o primeiro prédio, de 440 metros, estará sendo entregue. Após isso, executaremos a obra do prédio que terá 5.800 metros”, frisou.

Na solenidade de hoje (5), houve também um repasse de uma emenda parlamentar do deputado federal Eduardo Sciarra, no valor de R4 250 mil, para construção do IFPR.

Acompanhe o histórico do processo de consolidação do IFPR em Cascavel.