Prefeitura recebe homenagem do grupo Escoteiros do Mar

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 13 de março de 2012 as 05:29, por: cdb

No último final de semana as crianças e adolescentes do 115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé conheceram e desbravaram todos os detalhes do Parque Municipal do Atalaia. Entre as atividades desenvolvidas pelos jovens, estavam jogos lúdicos, tendo como pano de fundo a preservação ambiental, trilhas no parque, rapel e escalada, caminhadas, descida de caiaque no Rio Macaé, aventuras noturnas. Na ocasião, o grupo prestou homenagem à Prefeitura de Macaé pelo apoio recebido para realização de ações como esta.

– Trabalhamos através dos jogos diversos aspectos do desenvolvimento dos jovens sem que eles percebam. Tentamos desenvolver o físico, afetivo, espiritual, intelectual, social e o caráter do jovem. Esse é o principal objetivo do escotismo, ressaltou Lucas Franco, voluntário responsável pelos escoteiros (faixa etária entre 10 e 14 anos).

Segundo Jorge Antonio, presidente do Grupo Escoteiro do Mar, a proposta da atividade foi colocar os jovens em contato com a natureza e conhecer um pouco mais das belezas naturais da região. “Muitos jovens não conhecem a cidade de Macaé, e as belezas naturais. Então aproveitamos essa oportunidade para, além de colocarmos em prática as técnicas escoteiras, aprender um pouco mais sobre Macaé”, destacou.

Durante a atividade os jovens que se destacaram no último ano foram condecorados. Além deles, quem também recebeu uma homenagem foi a Secretaria Municipal de Ambiente. De acordo com Antonio Felipe Gonçalves, coordenador de escotismo do Norte e Noroeste Fluminense da União dos Escoteiros do Brasil, a condecoração é uma forma dos escoteiros agradecerem pelo apoio que têm recebido. “Devido ao apoio que a Secretaria Municipal de Ambiente, através do secretário Maxwell Vaz tem dado ao escotismo em Macaé, o órgão receberá a medalha de gratidão, que é entregue pela União dos Escoteiros do Brasil a pessoas ou instituições que apoiam o escotismo. Em Macaé o prefeito Riverton Mussi, a Delegacia da Capitania dos Portos e a Petrobras já foram homenageados também”, explicou Antonio.

O Parque Municipal do Atalaia está aberto à visitação de terça a domingo, das 8h às 16h. Não é necessário agendar a visita. O parque possui uma equipe de plantão que recebe os visitantes e os auxilia nas trilhas ecológicas. Quem se interessar pode curtir ainda o novo borboletário do parque, inaugurado no fim do ano passado.

O secretário de Ambiente, Maxwell Vaz, explicou que a educação ambiental é uma das principais finalidades do Atalaia e, por isso, é tão importante que ele esteja aberto à visitação e atividades como a dos escoteiros. “Queremos atrair cada vez mais visitantes para o local e fazer com que os macaenses sintam que o parque é um lugar deles, que a família possa visitar e cuidar desse espaço tão rico. Quanto mais visitantes o parque tiver, mais fácil será preservá-lo, pois quem conhece cuida”, disse.

A atividade contou com o apoio da Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Ambiente, que forneceu o transporte e ainda colocou a equipe do parque à disposição para guiar e orientar os escoteiros durante a atividade, e ajudou no desenvolvimento das atividades ecológicas.