Prefeitura realiza palestra para pessoas com deficiências

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 as 12:50, por: cdb

NotíciasPostada em 28/02 – 15:47 Prefeitura realiza palestra para pessoas com deficiências

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­A Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Semdpdef) promoveu nesta terça-feira, dia 28, em parceria com a Simetria Recursos Humanos, palestra de qualificação para auxiliar a inclusão de portadores de deficiência no mercado de trabalho. “É importante que as pessoas se preparem até mesmo para os processos seletivos e creio que esta palestra tenha ajudado bastante neste processo”, comentou a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Daniela Cardoso.

Aproximadamente 100 pessoas participaram do evento, que foi realizado na Casa de Cultura de Nova Iguaçu e ministrado por Simone Sousa, coordenadora institucional da Simetria RH. A palestrante deu dicas de como se comportar nas entrevistas e no ambiente de trabalho, além de orientar como um currículo deve ser elaborado. “Ele deve ser claro e objetivo, mas tem que conter informações importantes, como cursos de qualificação e o tipo de deficiência que o candidato possui, por exemplo”,  frisou Simone.

O cadeirante Edson Linhares, 47 anos e morador do Jardim Jasmin, em Nova Iguaçu, gostou de assistir à palestra. “Excelente. As orientações foram muito boas. Quem não veio, perdeu”, disse ele, que cursa o quarto período de Comunicação Social no bairro do Rio Comprido, zona norte carioca. “A luta é grande, mas não posso desanimar”, completou Edson, que atualmente está desempregado. No fim do evento, os participantes receberam certificado expedido pela Simetria.

Cadastros para oportunidades de emprego continuam

A Semdpdef segue cadastrando portadores de necessidades especiais para inclusão no mercado de trabalho. “Atualmente temos mais de 200 oportunidades de emprego, em diversas áreas”, ressaltou a secretária Daniela Cardoso, acrescentando que a Secretaria funciona como intermediária no processo. “Encaminhamos os candidatos para as empresas, mas a decisão final sobre a contratação ou não do profissional é delas”, frisou.

Para se cadastrar, o interessado ou o responsável legal deve entrar em contato com a Semdpdef através do email semdpdef.ni@gmail.com, informando os dados da pessoa e o tipo de deficiência. A inscrição também pode ser feita pelo telefone 2667-7649 ou na própria Secretaria, que fica na sede da Prefeitura (Avenida Athaíde Pimenta de Moraes, 528, Centro).