Prefeitura realiza entrega de computadores do programa Um Computador por Aluno

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 14 de março de 2012 as 13:14, por: cdb

Por: Andréia Pereira

A partir do dia 15 de março, todas as 26 escolas municipais urbanas de Montes Claros e as 12 escolas núcleo da zona rural vivenciarão uma nova realidade nesta Era da Informação. Tamanha mudança diz respeito à entrega dos computadores do programa Um Computador por Aluno, que será realizada pela Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Educação, nesta quinta-feira, na Escola Estadual Plínio Ribeiro, às 8 horas da manhã. Além da população, estão convidados a participar da cerimônia os diretores de escolas e os professores que farão as capacitações para se tornarem os multiplicadores da proposta na escola.

Ao todo, segundo a secretária de Educação, Mariléia de Souza, são 6.900 laptops. Cada professor que estiver na regência do ensino fundamental receberá um, e as escolas receberão os computadores de acordo com o número de alunos.
Mariléia é bem precisa quanto aos objetivos do Programa: “Facilitar o acesso de professores e alunos à informação em tempo real e provocar a conquista de autonomia para que os alunos aprendam a aprender sozinhos, ou seja, abrir novos caminhos e construir possibilidades para os nossos jovens e nossas crianças”, afirma a secretária. São esses mesmos objetivos que o programa também pretende ofertar, posteriormente, às escolas de pequeno porte da zona rural e às escolas de educação infantil.

CONQUISTA – Para a secretária de Educação, a entrega dos computadores representa três anos de muito trabalho e dedicação dos responsáveis pela implementação do programa. Ela explica que foi necessária toda uma preparação da infraestrutura técnica e humana para a execução do projeto. Além disso, foi criado um Núcleo de Tecnologia na Secretaria de Educação. Para atender esses setores, foram selecionados, através do último concurso público realizado pela Prefeitura, analistas de sistemas, técnicos e monitores de informática.

As escolas tiveram que ser preparadas com cabeamentos, colocação de torres de transmissão na zona rural, contratação de serviços de internet e de outros serviços. Foi organizada uma equipe de pedagogos e de outros profissionais da educação para trabalhar as soluções necessárias para o desenvolvimento da proposta curricular para o ensino fundamental do município de Montes Claros. “Há, ainda, o trabalho de sensibilização e mobilização dos profissionais de todo o sistema municipal para uso da máquina como uma ferramenta no processo educacional. Melhor dizendo, não é só entregar o computador para o professor ou para o aluno: há um grande trabalho realizado que antecedeu este momento”, complementa Mariléia.

Para isso, foram investidos cerca de 3 milhões de reais na infraestrutura tecnológica básica e 2 milhões e sessenta mil reais na aquisição dos laptops, provenientes dos 25% que a Prefeitura destina para a Educação. “A ideia do projeto é do Governo Federal, mas a aquisição dos computadores é feita pela Prefeitura”, explica a secretária.

Quanto ao uso dos computadores, inicialmente será permitido somente no ambiente escolar, mas a secretária afirma que em breve a rede municipal de ensino montará uma estrutura de empréstimo para que os estudantes possam levar o computador para casa.