Prefeitura promove a exposição “Recorte Étnico no RS”

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 5 de abril de 2012 as 10:55, por: cdb

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio do Museu Municipal de Caxias do Sul, em parceria com o SESC Caxias, promove de 11 de abril a 25 de maio, a exposição “Recorte Étnico no Rio Grande do Sul”, com a participação de artistas plásticos descendentes de portugueses, espanhóis, japoneses, alemães, italianos e africanos, que tem a coordenação geral de Estelita Branco e de Arte, Mara Caruso.

O Museu Municipal de Caxias do Sul localiza-se na rua Visconde de Pelotas, nº 586, bairro Centro, e as visitações podem ser feitas de terça a sábado, das 09h às 17h.

O objetivo da exposição é homenagear as matrizes étnicas formadoras do povo brasileiro, com destaque para a indígena, portuguesa e africana e para alguns grupos de imigrantes radicados no Estado: alemães, espanhóis, italianos e japoneses.

Os artistas buscam com esse trabalho resgatar biografias e cartografias, descrevendo formas, objetos, lembranças e emoções. “E com a imersão nessa fonte autêntica de inspiração deram vida à imaginação artística”, diz a coordenadora Estelita Branco. Segundo ela, o envolvimento com histórias e heranças culturais do grupo escolhido propiciou laços com antepassados e com objetos familiares significativos. O retorno no tempo pode levá-los à reflexão, produzindo obras que reivindicam o direito à subjetividade e a auto narração.

Durante o processo de criação e elaboração dos trabalhos, as imagens dos objetos e personagens que fazem parte de todas essas histórias foram representadas nas mais diferentes técnicas e materiais, onde cada artista expressou as suas criações sobre a etnia e a cultura que escolheu trabalhar.

Processo de criação
Foram dois anos de pesquisa, nos quais o grupo formado por Estelita Branco, Déo Miranda, Júlia Toba, Leci Bohn, Mara Caruso, Sandra Fraga e Suzana Campozani, fez reuniões para apresentação dos estudos realizados, além de trocar ideias e lançar novos desafios. O elemento integrador entre as etnias focalizadas, durante o processo de criação e elaboração dos trabalhos, foi o mar.

Estelita Branco ressalta também que na construção do trabalho foram realizados almoços étnicos, com suas comidas, bebidas e objetos típicos. A partir desses eventos daí foram confeccionados cartazes em técnica digital impressos sobre lona plástica.

EXPOSIÇÃO “RECORTE ÉTNICO”
Abertura: dia 11 de abril, quarta-feira, às 20h
Quando: de 11 de abril a 25 de maio de 2012
Onde: Museu Municipal de Caxias do Sul (rua Visconde de Pelotas, nº 586, bairro Centro)
Visitação: De terça-feira a sábado, das 09h às 17h
Contatos: (54) 3221.2423 e 3215.4445 museumunicipal@caxias.rs.gov.br
* A entrada é franca

Assessoria de Imprensa