Prefeitura oferece atendimento especial para as mulheres

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 8 de março de 2012 as 16:15, por: cdb

No Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura Municipal de Manaus celebrou a data com uma série de serviços gratuitos para o público feminino. Para alcançar a meta de seis mil mulheres, equipes das secretarias de Saúde (Semsa), Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) e Produção e Abastecimento (Sempab) se revezaram de 8h ás 17h, no atendimento em estrutura montada na av. Itaúba, no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste.

Na área de saúde, as mulheres tiveram à disposição ultrasonografia, mamografia e coleta de material para exame preventivo do colo de útero em quatro unidades móveis, as conhecidas “Carretas da Mulher”. “É uma oportunidade porque nem todo mundo tem acesso a médicos com facilidade. Às vezes, as pessoas levam dias até conseguir uma consulta ou um exame, porque sempre tem muita gente para ser atendida. A ação é muito bem-vinda na comunidade”, comenta a cabeleireira Railma Fernandes.

Elane Alves Brandão, que mora na rua Jutaí, também na comunidade João Paulo, está grávida de 5 meses e aproveitou a presença da “Carreta da Mulher” para checar a evolução da gravidez e confirmar o sexo do bebê. “Na última vez que eu fiz esse exame, numa maternidade lá do Galiléia, fiquei preocupada com a posição do bebê. Também quero ter certeza se é um menino”, disse ela, enquanto aguardava para fazer a ultrassonografia.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, as “Carretas da Mulher” realizaram 610 exames durante a ação, sendo 240 ultrassonografias, 250 coletas de preventivo e 120 mamografias. As mulheres que não tinham encaminhamento das unidades de saúde do entorno, puderam obter a requisição de exame, no local. A Semsa mobilizou uma equipe de profissionais (médicos e enfermeiros) para fazer a triagem e encaminhamento delas aos procedimentos.

Quem fez ultrassonografia, já saiu do local com o resultado. Os laudos das mamografias serão entregues, dentro uma semana, na Unidade Básica de Saúde Avelino Pereira, que fica no mesmo bairro da ação. O preventivo de câncer de colo de útero, na data informada no cartão de atendimento, na mesma unidade.

Segundo o coordenador Sérgio Machado, as “Carretas da Mulher” também estarão disponíveis a partir desta sexta-feira (9) até o próximo dia 22, para mulheres que residem nos bairros Parque Dez (Centro Social Urbano) e Compensa (ao lado da maternidade Moura Tapajós).

Do outro lado, as homenageadas ainda tinham direito a espaço de beleza, com cortes de cabelo; expedição de documentos, além de manutenção cadastral e inclusão de cadastro único no Bolsa Família. No período da manhã, o “Caminhão do Peixe” também esteve presente no local, com uma tonelada e 500 quilos de Tambaqui, que foi colocada à venda por R$ 15, cada um. “Iniciativa boa para as pessoas mais humildes, que têm acesso por um preço mais em conta”, destaca a comerciante Claudelisia Souza. “É um privilégio participar de promoção quando se trata de valores mais acessíveis”.