Prefeitura leva água do Canal São Bento para Assentamento

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 as 15:48, por: cdb

A Prefeitura de Campos está fazendo serviços de limpeza e desobstrução emergencial do leito do antigo Canal do Rio do Colégio, que está seco. Depois dos serviços emergenciais ele vai aduzir água do Canal São Bento, para atender as necessidades da comunidade agrícola do Assentamento Ilha Grande e do Assentamento Che Guevara, ambos estabelecidos pelo Incra, na Baixada Campista.

O secretário de Agricultura e Pesca, Eduardo Crespo, informou que a medida é imprescindível para que os cooperados do Assentamento Ilha Grande possam operar uma mini agroindústria familiar, que vai produzir açúcar mascavo com cana cultivada no assentamento.         “Estamos atendendo emergencialmente ao pedido de ajuda dos assentados, que estão com uma pequena agroindústria pronta e vão precisar de água potável para processar cana agora, no início da safra deste ano, para produzir açúcar mascavo”, ressalta. “Sem a água potável de qualidade, o negócio fica inviável”, acrescenta.

– Os cooperados já tentaram obter água no solo, em diversos poços perfurados, mas a qualidade da água naquela região é imprópria, porque tem elevado teor de ferro e enxofre. Por isso, estamos recuperando cerca de 4 quilômetros do antigo Canal do Rio do Colégio para captar água do Canal São Bento, que tem água doce de qualidade, possível de ser tratada, e assim, a produção de açúcar na mini agroindústria ficará viável”, detalhou o secretário.

Crespo acrescenta que além dos agricultores familiares do Assentamento Ilha Grande, também serão contemplados os agricultores do Assentamento Che Guevera, que poderão incrementar sua produção de olerícolas com a existência de água novamente no Canal do Rio do Colégio, a partir de projetos de irrigação, que poderão ser incentivados pelo próprio Incra.

                   

Postado por: Álvaro Sardinha – 28/02/2012 18:39:00

Últimas Notícias…