Prefeitura inicia reforma de plataformas no Terminal Central

Arquivado em:
Publicado Quarta, 04 de Abril de 2012 às 10:02, por: CdB

As 19 plataformas do Terminal Central de ônibus estão sendo totalmente reformadas pela Superintendência Municipal de Transporte Urbano – SMTU. Com recursos próprios, a SMTU inova em tecnologia e coloca Manaus como primeira capital do país a utilizar telhas feitas de garrafa Pet.

“As telhas proporcionam um conforto térmico muito maior que as telhas de barro e nós vamos retirar das ruas 154 mil garrafas pet, quantidade necessária para fazer a cobertura de todas as plataformas do Terminal. Esse, sem dúvida é um exemplo a ser seguido pelo Brasil e pelo Mundo. Como cidade sede da Copa do Mundo, esses projetos demonstram na prática como podemos proteger a natureza”, avalia o superintendente da SMTU, Ivson Coelho.

Até agora, 27 abrigos receberam a nova cobertura ecológica. Os funcionários da SMTU conseguiram terminar a primeira plataforma em quatro dias e a previsão para a conclusão do serviço é de 60 dias. As plataformas também irão receber novos bancos de concreto que serão colocado no centro da plataforma, diferente da disposição atual.

A reforma dos abrigos acontece desde o ano passado quando foram reformados 200 abrigos. Este ano, com o reforço da telha ecológica entram no planejamento de reforma de outros 400 abrigos.

Além de ajudar na preservação da natureza, as telhas de PET não ressecam e nem trincam, pois possuem uma resina resiste às variações térmicas, o que representa maior durabilidade e menor necessidade de troca. São adaptadas em qualquer dimensão ou tipo de estrutura. Pesam menos de 6 quilos por metro quadrado. Isso corresponde a aproximadamente 10 vezes menos peso que as telhas de barro.

A fixação da telha é feita através de braçadeiras de nylon especiais que prendem a telha na estrutura, portanto não se deslocam mesmo com ventos fortes. Impedem a ação de limo, fungos e é resistente a fortes chuvas.

Utiliza menos de 1/3 do material que seria necessário para sustentar telhas de barro além da rapidez na mão-de-obra.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo