Prefeitura inicia levantamento do índice da dengue

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 12 de março de 2012 as 12:19, por: cdb

O primeiro ciclo do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) deste ano, realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde de Macaé foi iniciado nesta segunda-feira (12) e segue até sexta-feira (16). Cerca de 140 agentes visitarão as residências do município.

O diretor técnico do CCZ, Rogério Lemos, ressalta que a participação da população é essencial para resultados seguros do levantamento.

– Contamos com a participação da comunidade, pois estaremos fazendo trabalho de orientação e verificação de quintal para saber o índice em cada localidade da cidade e, para isso, é necessário que a população receba os agentes e colabore, enfatizou.

Segundo dados atualizados pela Coordenação de Saúde Coletiva, nos dois primeiros meses deste ano foram confirmados dois casos de dengue na cidade. De acordo com a coordenadora, Laila Nunes alguns casos de fevereiro ainda estão em investigação e este número pode ser alterado.

– Os números apontam uma queda significativa com relação ao ano de 2011, onde nos meses de janeiro e fevereiro foram 39 casos confirmados. É importante que a população continue colaborando, pois os próximos meses são considerados críticos, de maior incidência de dengue, disse.

Ela lembra que este ano, ainda tem um agravante: a presença de um novo vírus, o tipo 4. O município do Rio de Janeiro concentra o maior número de casos da doença no país.

Levantamento – O LIRAa possibilita que sejam analisados e identificados os locais com maior índice de proliferação do mosquito e, com isso, intensificar os trabalhos de orientação e eliminação de possíveis criadouros. Anualmente são realizados quatro levantamentos com o intuito de manter o controle da proliferação do Aedes aegypti.