Prefeitura inicia capacitação do projeto Informante Anfitrião para 2012

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 26 de janeiro de 2012 as 22:35, por: cdb

 

A Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Turismo (Setur) e da Criança e Assistência Social (Semcas), está realizando o treinamento dos aspirantes a participantes do projeto Informante Anfitrião em 2012. Até o dia 02 de fevereiro, cerca de 70 pessoas receberão capacitação visando contribuir com o turismo local.

Os pré-selecionados participarão de palestras, exposições, passeios, aulas expositivas, diálogos com temas diversos, como identidade e autoconhecimento; cidadania; acessibilidade; respeito a diferenças; qualidade no atendimento ao turista; relação pessoal; conhecimento sobre atrativos naturais, culturais, históricos e arquitetônicos; além de participar de um citytour e perceber in loco o valor do Centro Histórico e de seus monumentos.

Serão 28 agentes, entre jovens, idosos e pessoas com deficiência, divididos em 13 pontos turísticos, portando mapas e todo tipo de material promocional de eventos promovidos pela Prefeitura, além de identificados trajando fardamento com marca do projeto. Os integrantes do Informante Anfitrião auxiliam, desde 2009, na prestação de informações turísticas em pontos da cidade.

A ação visa não somente o bem-estar e comodidade do turista, mas também oferece a seus integrantes alguns benefícios sociais e econômicos. A nova turma de informantes está prevista para iniciar as atividades no dia cinco de março deste ano.  O secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, explicou a importância de ações como esta.

“Buscamos dar uma oportunidade para pessoas consideradas, por alguns, de baixo rendimento, como idosos, pessoas com deficiência e jovens de áreas de risco social. No projeto, eles se sentem realmente úteis para a sociedade, ainda mais num segmento em pleno crescimento que é o turismo”, explicou Liviomar. 
Pontos de atuação do projeto Informante Anfitrião:

Central de Serviços Turísticos
Casa das Tulhas
Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão
Centro de Criatividade Odylo Costa Filho
Casa da Festa
Casa do Nhozinho
Igreja e Museu do Carmo
Igreja da Sé
Igreja Santo Antônio
Teatro Artur Azevedo
Memorial Cristo Rei
Memorial do Ministério Público
Memorial Maria Aragão