Prefeitura incentiva passo saudável em direção à saúde

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de abril de 2012 as 06:15, por: cdb

O nome diz tudo: “Um passo saudável” é o programa da Secretaria de Administração da Prefeitura de São José dos Campos que incentiva o servidor a iniciar a busca pela qualidade de vida. “É um trabalho de promoção de saúde. Não damos diagnósticos, nem tratamos doenças. Apenas verificamos as condições de saúde para que a pessoa possa se cuidar ou até mudar seu estilo de vida”, afirma Rozana Pasqualeto, responsável pelo programa.

“Um passo saudável” começou em 2010 e faz sucesso entre os servidores. Além de ser realizado no próprio local de trabalho, a equipe montou um “circuito” que não dura mais que alguns minutos. Depois de preencher uma ficha com dados pessoais, mede-se o peso, a altura e a circunferência abdominal. Logo em seguida são feitos testes de colesterol, glicemia e coronariano. No final, o avaliado recebe orientações sobre suas condições, alimentação, atividade física e tudo o que ela pode fazer para ter uma vida melhor.

Na manhã desta terça (17), quase 100% dos servidores da Secretaria de Juventude passaram pela avaliação. Uma delas, a vice-coordenadora do Programa Municipal Antidrogas (Promad), considerou excelente a iniciativa. “Às vezes trabalhamos muito, ou acabamos não tendo disciplina com nossa saúde. Precisamos priorizar a saúde preventiva”, diz ela, que ficou contente com os resultados. “Está tudo normal, mas sei que preciso fazer alguma atividade física”.

A avaliação será realizada toda semana e planeja atender todas as unidades da prefeitura.

Leia mais notícias: Secretaria de Administração