Prefeitura inaugura primeira casa de passagem em Marabá

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 19 de abril de 2012 as 14:30, por: cdb

19/04/2012 – 17:14Prefeitura inaugura primeira casa de passagem em Marabá

Com o objetivo de melhorar e ampliar o serviço de assistência social destinado aos adolescentes de 12 a 17 anos em situação de risco ou vulnerabilidade social, a Prefeitura de Marabá inaugurou hoje (19) a primeira Casa de Passagem do município, “Desembargador Alyrio Cavalliere”.

Estiveram presentes a solenidade além do prefeito Maurino Magalhães e da primeira dama Edileuza Magalhães, a secretária de Assistência Social da Prefeitura, Maria Inoã Ozório Nascimento, autoridades políticas, equipe de governo e lideranças comunitárias.

Localizado na Rua Araguaia, 630, no Bairro Novo Horizonte, o prédio construído e mobiliado com recursos próprios do município é composto por alas feminina e masculina, cozinha, refeitório, lavanderia, dispensa, sala de convivência, sala administrativa e técnica, e, com capacidade para 12 adolescentes.

De acordo com a coordenadora da Casa de Passagem, Luciléia Cavalcanti, a casa vai atender de forma urgente os adolescentes, podendo os mesmos permanecerem por no máximo 72 horas. Eles serão encaminhados à casa pelos Conselhos Tutelares, Ministério Público, CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social), todos com ordem judicial.

“Os adolescentes passarão por triagem e entrevistas; suas famílias, quando localizadas, serão visitadas por assistentes sociais para que se tente uma reintegração familiar, caso não seja possível eles serão encaminhados para o Espaço de Acolhimento Provisório (EAP) e aguardarão por novas famílias”, disse a coordenadora.

O presidente do DEM de Marabá, Reinaldo Zucatelli, prestigiou a inauguração e em seu discurso elogiou o gestor pelo comprometimento na área social.

“Eu, como empresário, pude ver as mudanças que o prefeito Maurino Magalhães realizou na área social; todos nós, empresários e comerciantes sempre éramos procurados por instituições e ONGs para apoiá-las, de três anos para cá isso diminuiu muito, o que demonstra que o poder público municipal está suprindo essas carências”, disse Zucatelli.

A frente da Seasp, Maria Inoã Ozório Nascimento disse que são notórios os avanços na área social. “Hoje a Seasp desenvolve 15 projetos no município e, eu parabenizo o prefeito Maurino Magalhães por ter em seu coração a marca do social e a coragem de executar grandes projetos”, disse Inoã.

Por sua vez, o prefeito Maurino Magalhães frisou que em 99 anos da história de Marabá está é a primeira Casa de Passagem, não por falta de demanda e sim por falta de iniciativa. “Nem todos realizam ações no lado social; tirar uma criança da rua e proporcionar a ela um futuro melhor e mais digno é a maior de todas as obras”, ressaltou Maurino, emocionado.

A Casa de Passagem foi batizada de “Desembargador Alyrio Cavallieri”, em homenagem ao conhecido nacionalmente como ‘anjo protetor das crianças e adolescente’. Alyrio, hoje com 92 anos, dedicou e ainda dedica sua vida na defesa dos direitos das crianças e adolescentes; é autor do Código de Menores e fez diversas ressalvas ao advento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Prefeito Maurino fala da importância da casa de passagem para o município

Momento da inauguração da Casa de Passagem emociona o Prefeito e primeira Dama

Cômodos confortáveis e modernos fazem parte do espaço que receberá os menores

Maurino e Edileusa Magalhães e empresários posam em um dos ambientes da Casa

O prédio será o lar provisório de menores que buscam a reintegração às famílias