Prefeitura forma 85 pessoas em curso de confecção de bolsas na Zona Leste

Arquivado em:
Publicado Sexta, 23 de Março de 2012 às 06:53, por: CdB

Prefeitura forma 85 pessoas em curso de confecção de bolsas na Zona Leste

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho acaba de certificar 85 pessoas em curso básico de corte, costura e modelagem de bolsas pelo projeto Cabruêra de Capacitação. O curso tem como objetivo capacitar o cidadão para que possa colaborar na ampliação da capacidade de produção da Cooperativa Coopercabruêra, gerando emprego e renda.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet) acaba de certificar 85 pessoas em curso básico de corte, costura e modelagem de bolsas pelo projeto Cabruêra de Capacitação. A ação é uma parceria da Semdet com o Instituto Nova União da Arte (NUA) para a comunidade União de Vila Nova, antigo Jardim Pantanal, São Miguel Paulista, Zona Leste. Seu objetivo é capacitar o cidadão para que possa colaborar na ampliação da capacidade de produção da Cooperativa Coopercabruêra, gerando emprego e renda.

A próxima etapa do curso deverá começar nos próximos dias, quando os alunos aprenderão técnicas mais elaboradas de confecção de bolsas, aprimorando todo o conteúdo absorvido na primeira fase. “Estou ansiosa por conhecer novas técnicas e fazer bolsas maiores e mais bonitas”, conta Eunice Silva Santos, 49 anos, que já investe na nova profissão. “Dei entrada numa máquina e estou fazendo costuras para uma oficina aqui da região. Estou ganhando meu dinheirinho”, comenta, satisfeita.

Para o secretário adjunto da Semdet, os investimentos para a realização da parceria são ínfimos ante a satisfação de ver o crescimento profissional e pessoal das pessoas da região. “Esse é o dever do poder público: ajudar aqueles que necessitam. Fico feliz em ver que o projeto está dando frutos”, ressalta. O curso tem duração de dois meses, com carga horária diária de seis horas e os alunos recebem auxílio pecuniário mensal no valor de R$ 653,10, por meio do POT - Programa Operação Trabalho, da Semdet. “O que recebo da Prefeitura tem me ajudado muito. Pude até cuidar da minha aparência, o que antes não tinha condições de fazer e isso ajudou muito a melhorar minha auto-estima”, conta a dona de casa Cícera Pereira de Assis, 41 anos, mãe de três filhos.

As bolsas confeccionadas pelos participantes do projeto são ecobags produzidas a partir de matéria prima reciclada, tais como lonas de banners publicitários que são doadas por empresas de várias regiões da cidade. “Temos muitas dificuldades em conseguir matéria prima, por isso queremos fazer um apelo aos empresários que tenham esse tipo de material sem uso, para doarem ao nosso projeto”, conclama Antonio Hermes de Souza, fundador do Instituto NUA, cujo site é www.novauniaodaarte.org.br.

 

 

 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo