Prefeitura estimula organizaçã​o de trabalhado​res em associaçõe​s

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 19 de abril de 2012 as 09:54, por: cdb

Aline Paes-Ascom Secon

Permissionários da Praça de Alimentação da República participaram nos dias 16 e 17 deste mês de uma Oficina de Associativismo, promovida pela Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Economia (Secon). O objetivo é estimular a organização dos trabalhadores deste espaço e consequentemente a melhoria profissional e social de cada um.
 
Inaugurado há seis anos, o local abriga hoje 29 trabalhadores que atuam com venda de comida, artesanato e bebida. Há quatro anos, eles criaram uma Associação foi criada a fim de se organizarem melhor. Diante disso, a Secon vem realizando desde outubro de 2011 o acompanhamento desta Associação, auxiliando com reuniões regulares de grupo e oficinas.
 
Na oficina desta semana, os participantes puderam conhecer os princípios de uma Associação, como devem ser feitos todos os procedimentos para a legalização da entidade e, através de dinâmicas de grupos, foi trabalhada a importância da união para a obtenção de resultados. “Uma associação é justamente a forma jurídica de legalizar a união de pessoas em torno de interesses comuns. Buscamos através destas oficinas internalizar neles a idéia de que quando estão organizados e se unem, podem tornar o trabalho melhor”, explicou Adriana Ribeiro, técnica ministrante da oficina.
 
Para o presidente da Associação da Praça de Alimentação, Eder Luis Pereira, “é um privilégio poder ter este acompanhamento. As oficinas melhoram muito o relacionamento entre os associados e a partir disso podemos tornar as coisas mais eficientes”.