Prefeitura entrega creche reformada e ampliada à população de Iguá nesta quinta-feira,15

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 14 de março de 2012 as 08:22, por: cdb

A Creche Prascóvia Menezes Lapa, localizada no distrito de Iguá,  passou por uma grande reforma e ampliação. A cerimônia de  entrega oficial à comunidade acontecerá nessa quinta-feira, 15 de março, às 17h30, com a presença da equipe do Governo Municipal.

A unidade escolar do Iguá teve suas salas de aulas reformadas, ganhou um  espaço para leitura, uma brinquedoteca para as crianças e reorganizou a sua estrutura administrativa. A coordenação ganhou uma sala, já que o trabalho demanda maior espaço para a confecção de materiais pedagógicos, e a secretaria e a direção continuarão a funcionar juntas, porém em um ambiente todo reformado.

O refeitório  da creche ganhou cerâmica, mesas e cadeiras novas e uma rampa que dá acesso à cozinha, que foi construída em um ambiente mais amplo, com um depósito maior para guardar os alimentos da merenda. Foram criados ainda mais dois depósitos para armazenar materiais de limpeza e outros objetos.

A creche ganhou uma nova pintura, incluindo a entrada e os brinquedos do parque infantil,  teve as instalações hidráulica e elétrica melhoradas e todo o telhado trocado, inclusive, o madeiramento. O muro da unidade escolar foi aumentado para garantir maior segurança aos funcionários e às crianças e ganhou um novo portão e uma guarita para o porteiro. Segundo a nova diretora, Maria Lúcia Pena Silva dos Santos, empossada recentemente, a reforma e a ampliação da creche são muito importantes tanto para a comunidade quanto para os profissionais, e o seu objetivo é continuar o trabalho iniciado pela professora Ivani Valeriano, ex-diretora da creche.

O parque infantil é um dos elementos essenciais para o desenvolvimento das crianças, por isso foram criados mais três balanços, dois minhocões, casinha, escorregadores, entre outros brinquedos para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem das crianças.

O parque infantil proporciona, além da diversão, a aprendizagem dos alunos. Dessa forma, cada brinquedo foi devidamente pensado para atender as necessidades de aprendizagem das crianças, conforme a idade, trabalhando equilíbrio, formas, cores, numerais.

Pensando na preservação do meio ambiente, todos os brinquedos foram produzidos a partir do reaproveitamento de materiais como madeira, garrafas, pneus, cordas, uma ação com o objetivo de mostrar às crianças a importância e a necessidade da reciclagem. “Olha o tanto de pneu que você tira da natureza, o bem que você está fazendo e as crianças vão brincar”, afirmou a professora Ivani Valeriano.  Para a diretora da creche, Maria Lúcia, “quando a criança visualiza no parque os materiais é bem mais fácil para ela aprender”. O parque infantil serve, então,  como um complemento das aulas e uma das questões já previstas no planejamento dos professores é justamente estimular nas crianças o cuidado com o meio ambiente. Maria Lúcia está bastante feliz em assumir a creche e disse:“Eu mesma se tivesse um filho colocaria aqui”. A nova diretora também demostrou-se agradecida pelo apoio da secretaria, da comunidade e de todos os profissionais da creche.

Outra novidade, na creche, foi a construção do dormitório para as crianças de dois e três anos, um sonho aguardado há muito tempo pelo corpo funcional da creche e pelos pais.  O novo dormitório vai proporcionar uma maior comodidade e conforto às crianças, porque, além de camas novas, elas ganharam  um banheiro adaptado no quarto.

A reforma e  a ampliação da creche também são uma satisfação para os funcionários. “Estou vendo o trabalho fluir. Um trabalho muito importante e, hoje, eu posso dizer que a creche deu um grande salto. Fico até emocionada, quando falo, porque sou uma das fundadoras, afirmou umas das funcionárias, Giane Santos Amaral.

Para a moradora da Comunidade do Tesoureiro, Júlia da Conceição Viana de Oliveira,  quemantém seu filho Emanuel há dois anos na creche, “a reforma foi uma coisa que veio para melhorar a comunidade. Nós mães temos que nos conscientizar  e ajudar a manter essa reforma”. Júlia ainda acrescentou que o aprendizado do seu filho melhorou muito na creche e ela acredita que daqui para o final do ano vai melhorar ainda mais.

Mesmo não tendo sua filha mais na creche,  Geisa Mendes da Silva Araújo, acompanha de perto tudo o que está sendo feito e garante que “a creche está ótima, muito organizada mesmo. Está de parabéns”. De acordo com Geisa, sua cunhada arrumou um trabalho graças a existência da creche, pois tem uma filha de 2 anos e não tinha com quem deixá-la. Agora, “minha sobrinha vai vir para a creche, porque minha cunhada sabe que as pessoas daqui trabalham bem”, afirmou.