Prefeitura e Unimar inauguram Complexo Veterinário no Bosque (19/04/2012)

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 19 de abril de 2012 as 14:44, por: cdb

Prefeitura e Unimar inauguram Complexo Veterinário no Bosque (19/04/2012)

Inauguração do Complexo Veterinário reuniu autoridades e familiares de Renato Gradim Bastazini

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e a Unimar (Universidade de Marília) inauguraram na manhã desta quinta-feira (19) o Complexo Veterinário “Renato Gradim Bastazini”, localizado no Bosque Municipal “Rangel Pietraroia”.

A solenidade de inauguração contou com a presença de diversas autoridades, como o prefeito Ticiano Toffoli; a presidenta do Fundo Social de Solidariedade do Município, Claudete Guilherme Toffoli; o vereador Sidney Gobetti de Souza; o reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva; a vice-reitora da Unimar, Regina Serva; a pró-reitora de ação comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva; o coordenador dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unimar, Prof. Dr. Fábio Manhoso; os secretários municipais Sônia Cristina Guirado Cardoso (Meio Ambiente), José Carlos de Souza Bastos, o Beca (Assuntos Estratégicos), Mauro Rosa (Desenvolvimento Econômico e Turismo), Adelson Lelis (Fazenda), Edilson Borella( presidente da Emdurb), Sandro Espadoto (diretor-adjunto da Codemar), entre outras; familiares do homenageado, convidados e alunos do curso de veterinária da Unimar.

Durante o evento, o prefeito Ticiano Toffoli e o reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva, assinaram um termo de cooperação entre Prefeitura e Unimar para instituir o Programa “Amigos do Bosque”, que poderá ter a participação de qualquer empresa ou mesmo pessoa física para colaborar com o bosque municipal.

Segundo o prefeito Toffoli, o complexo é uma parceria do poder público e privado para fortalecer a pesquisa junto à universidade e também o atendimento dos animais do Bosque. “Gosto de pensar nisso como iniciativa coletiva, porque toda parceria tem que ter esse cunho de resultado para a coletividade e isso efetivamente é o que aconteceu aqui no bosque. Quero parabenizar a secretaria do Meio Ambiente e agradecer essa vontade que o reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva, tem em trazer melhorias para a cidade. E certamente faremos mais parcerias com a Unimar”, afirmou.

O reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva, enfatizou a importância de parcerias público-privada como esta do Complexo Veterinário e ressaltou que antes da atual administração quase não havia parceria da Prefeitura com a Unimar. “Estou muito satisfeito com esta parceria, porque além do atendimento aos animais do Bosque, aqui também será um centro de pesquisas e aperfeiçoamento para os alunos da Unimar. Quero dizer que a universidade deseja cada vez mais parcerias como esta para poder trabalhar pela comunidade mariliense”, disse.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Sonia Cristina Guirado Cardoso, afirmou que obra em parceria com a Unimar é importante para o atendimento dos animais do Bosque e para o incentivo da pesquisa universitária. “O complexo veterinário atenderá a demanda dos animais do bosque e também funcionará como um centro de pesquisas e aperfeiçoamento para os alunos da universidade. É uma obra importante para o desenvolvimento dos projetos da nossa secretaria e também para atendimento e socorro mais imediatos. Estamos muito satisfeitos com esta obra”.

O Complexo Veterinário “Renato Gradim Bastazini” ocupa uma área de 80 metros quadrados e duas salas, sendo uma de nutrição animal e outra de ambulatório para atendimento, além de dois banheiros (masculino e feminino). Ressaltando que o atendimento será exclusivo para os 95 animais e aves do Bosque Municipal, além daqueles que vivem soltos.

HOMENAGEM

Renato Gradim Bastazini nasceu em Marília no dia 20 de janeiro de 1966. Graduado em Medicina Veterinária pela Unimar em 1992. Foi casado com Cláudia Patrícia de Oliveira Bastazini. Teve três filhos: Rafael, Bruno e Antonio.

Iniciou suas atividades profissionais em Marília como Médico Veterinário e no ano de 1998 foi convidado pelo laboratório Pifzer para exercer a atividade de supervisor de venda no estado de Rondônia.

Em 2007 retornou para cidade de Marília, onde prestou serviços para diversos laboratórios de produtos veterinários, merecendo destaque especial na área de saúde animal. Ele faleceu em agosto de 2010 com 44 anos de idade.

Fotos: Mauro Abreu